Pesquisadores de Direito-UEPG participam de evento internacional | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisadores de Direito-UEPG participam de evento internacional

Professora Zilda Mara Consalter e seu orientando de Iniciação Científica, Guilherme Vargas Puchta, apresentaram-se na Information Society Law Center 2023

A professora Zilda Mara Consalter e seu orientando de Iniciação Científica, Guilherme Vargas Puchta
A professora Zilda Mara Consalter e seu orientando de Iniciação Científica, Guilherme Vargas Puchta -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Professora e estudante do curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram de evento internacional on-line realizado pela Universidade de Milão, na Itália, entre 20 e 22 de fevereiro. A professora Zilda Mara Consalter e seu orientando de Iniciação Científica, Guilherme Vargas Puchta, apresentaram-se na  Information Society Law Center 2023 (ISCL), evento voltado para o debate sobre mudanças causadas pela internet na área jurídica.

A dupla apresentou a pesquisa intitulada “Herança Digital baseada no Direito à  Proteção de Dados no Sistema Jurídico brasileiro”. A pesquisa busca analisar o entendimento da legislação brasileira acerca do destino de bens virtuais de uma pessoa após sua morte, como criptomoedas e contas em redes sociais. “Pudemos entender em que ponto anda a discussão do tema ao redor do mundo, afinal é algo que afeta pessoas de todos os países, e descobrimos experiências similares”, explica a professora. Ela comenta que as discussões feitas no evento serão levadas  para sala de aula e os conhecimentos compartilhados com os alunos. “Além de levar o nome da UEPG para o mundo, levamos conhecimento. E voltamos com outros tantos”, salienta.

O pesquisador Guilherme Puchta destaca que essa discussão se faz presente na UEPG. “O debate sobre as mudanças que a tecnologia traz para a legislação já faz parte do curso de Direito da UEPG. Foi por meio de um dos grupos de pesquisa do curso que eu conheci o ISCL”. Para o aluno, o evento foi uma grande oportunidade de entender o panorama jurídico em outros países e compartilhar os resultados até o momento.

O ISCL é um encontro anual de estudos multidisciplinares voltado à pesquisa sobre a relação entre o Direito, sociedade e novas tecnologias de informação, com foco nas mudanças que essas tecnologias trazem para o entendimento da legislação. O evento reuniu quarenta pesquisadores da área do Direito de todo o mundo de forma on-line, e foi realizado pelo instituto de mesmo nome, ligado ao Departamento de Ciências Legais “Cesare Beccaria”, da Universidade de Milão.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE