Ponta Grossa pode ter novo temporal nesta sexta-feira
Conforme informações da Simepar, somente no fim de semana que as chuvas devem diminuir
Publicado: 09/03/2023, 19:12

Um forte temporal atingiu a cidade de Ponta Grossa na tarde desta quinta-feira (9). As chuvas causaram diversos transtornos em vários pontos da cidade, como inundação, destelhamentos de casas, além da queda de energia, árvores e muros. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o risco de temporal segue para esta sexta-feira (10).
O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explicou que a previsão de temporal estava prevista em todo o Estado. “Mas não tinha como saber exatamente quais regiões seriam atingidas, infelizmente a região de Ponta Grossa foi um dos locais”, disse.
O meteorologista ainda alertou que o risco de temporal segue para esta sexta-feira (10) e fortes chuvas devem atingir Ponta Grossa principalmente entre o final da manhã e à tarde. “Somente no fim de semana que as chuvas devem diminuir”, esclareceu.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as vilas Santa Maria, Maria Otília e DER estiveram entre os pontos mais atingidos pelo temporal. Mais de cinco equipes estão nas ruas atendendo diversas ocorrências envolvendo queda de árvores, destelhamento, queda de muros, famílias ilhadas e alagamentos.
A Defesa Civil também prestou atendimento em diversos locais da cidade. As principais situações foram o alagamento de um trecho da BR-376 devido ao transbordamento do arroio da Ronda e a queda de uma árvore na avenida Visconde de Mauá. Na rodovia, na altura do Vendrami, uma imagem enviada à equipe de reportagem do portal aRede e Jornal da Manhã, mostrava um carro submerso nas águas. “Também foram registrados destelhamentos no Jardim Amália, Santa Maria, Ouro Verde e Jardim Cerejeiras”, disse a Defesa Civil em nota à imprensa.
Até a publicação desta reportagem, por volta das 19h, não havia nenhuma confirmação de famílias desabrigadas ou desalojadas.
Algumas instituições de ensino municipais também sofreram alagamentos, como a escola Profª.Ana De Barros Holzmann, na Colônia Dona Luiza, e a escola Profª Agenoridas Stadler. Porém, a Secretaria Municipal de Educação ainda não informou a necessidade ou não de cancelamento de aulas nos locais afetados.
Orientações
Em caso de temporais, o subcomandante do 2º Grupamento de Bombeiros (GB) de Ponta Grossa, Major André Lopes, traz algumas orientações para a população. "Permaneçam em local seguro. Não fiquem em sua residência quando tem um volume de água acima da segurança, em virtude de eventuais choques ou situações de animais peçonhentos", explicou.
O Major ainda orientou para não efetuar qualquer reparo em telhado durante as fortes chuvas. "Qualquer tipo de trabalho como esse pode causar risco", salientou. Ele ainda enfatizou para não ficar próximos de fiações elétricas ou de árvores que apresentam risco de queda.
A orientação da Defesa Civil de Ponta Grossa é para que a comunidade fique atenta e, em casos de alagamentos, destelhamentos, deslizamentos e quedas de árvores ou de muros, os cidadãos entrem em contato através do fone 153 da Guarda Civil Municipal ou do fone 193 do Corpo de Bombeiros.