Professor dá dicas de como se preparar para as redações | aRede
PUBLICIDADE

Professor dá dicas de como se preparar para as redações

De acordo com o docente Élio Antunes, do Colégio Sepam, praticar a escrita é a melhor forma de treinar para o vestibular

Geralmente, os gêneros de redação mais cobrados nos vestibulares são dissertativos e vêm acompanhados de dois ou mais textos sobre determinado tema
Geralmente, os gêneros de redação mais cobrados nos vestibulares são dissertativos e vêm acompanhados de dois ou mais textos sobre determinado tema -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com o início do ano letivo nas instituições de ensino, muitos alunos do Ensino Médio e, especialmente, do ‘terceirão’, iniciam o planejamento de estudos para os vestibulares que realizarão ao longo do ano. Para além de explorar as temáticas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, os estudantes precisam atentar para o que costuma gerar mais nervosismo durante as provas: a redação. 

Para os adolescentes que ainda possuem dúvidas sobre como se preparar para a elaboração dos textos nos processos seletivos, o professor Élio Antunes, graduado em Letras e docente de Redação do Colégio Pontagrossense Sepam há mais de 30 anos, listou algumas dicas.

Segundo o professor, a principal forma de se preparar para a redação nos vestibulares é escrevendo redações e contar com um avaliador para apontar acertos, erros e sugestões. De acordo com Élio, a indicação feita aos alunos em sala de aula é de que façam ao menos uma redação por semana e dediquem uma hora para a escrita, tempo que os processos seletivos geralmente dispõem aos alunos para essa finalidade“. Os discentes precisam ser treinados a redigir qualquer texto nesse tempo”, destaca o docente. 

Ainda conforme Élio, é preciso que os estudantes fiquem atentos às atualidades, por isso há a necessidade de lerem bons jornais e revistas, de assistirem a bons programas de TV e de escutarem podcasts e programas de rádio que contenham informação e promovam reflexão. Além de estarem antenados aos acontecimentos e temáticas discutidas atualmente na sociedade, o professor aponta que é preciso desenvolver opiniões acompanhadas de argumentos a respeito dos temas. 

“O importante é que os alunos não se surpreendam com os assuntos cobrados na redação. Nesse caso, quanto mais escreverem sobre temas atuais, mais estarão preparados para dissertarem sobre qualquer tema. Em 2022, uma das temáticas trabalhadas em sala de aula pelo Sepam foi a do enfrentamento do capacitismo no Brasil. E este foi o tema cobrado no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no ano passado”, sustenta Élio.

Geralmente, os gêneros de redação mais cobrados nos vestibulares são dissertativos e vêm acompanhados de dois ou mais textos sobre determinado tema, a fim de que os vestibulandos não se desviem do que é solicitado. Mas, para obterem bons desempenhos, é importante que os estudantes mostrem o conhecimento adquirido ao longo dos estudos durante a escrita dos textos. “Nesse caso, os que mais leem, os mais cultos, os que treinarem insistentemente a escrita serão os privilegiados com as melhores notas”, argumenta Élio. 

Ensino de redação no Sepam

O Sepam Vestibulares trabalha com cursos preparatórios para os processos seletivos, focados principalmente nas provas da UEPG e do Enem. Há o curso extensivo (terceirão), o semiextensivo, o superintensivo e o intensivo de específicas, além dos aulões de véspera das provas. Em todos, Élio ministra as disciplinas de redação. Durante as aulas, o professor explicita redações bem elaboradas pelos alunos, tendo o cuidado de explicar o porquê de determinado texto ser bem construído. Nesse caso, redações com nota 1.000 no Enem e de várias universidades são utilizadas com o objetivo de situar os alunos no quesito excelência.

Durante as aulas, os alunos são orientados a fazerem ao menos uma redação por semana. A maioria faz em média duas ou três semanalmente. Os textos são entregues para o professor, que os corrige e os devolve com comentários. Quando as redações apresentam problemas de maior complexidade, os estudantes são orientados a participar da Assistência de Redação, aulas que acontecem nas quintas-feiras, no período da tarde, com o objetivo de receberem as correções explicadas e orientações de como resolver as dificuldades encontradas. 

De acordo com o professor, o trabalho mais intenso durante o desenvolvimento da disciplina é convencer os alunos que têm texto médio a escreverem mais redações. “Escrever, escrever e escrever. Não há outra metodologia de aprendizado de redação, além do treinamento”, finaliza o docente.

Os interessados em conhecer a estrutura do Sepam Vestibulares podem visitar a instituição, localizada na Rua Tiradentes, 602. As matrículas podem ser feitas pelo WhatsApp ou telefone do Colégio: (42) 3224-2300. 

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE