Faltam 200 dias para bicentenário de Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Faltam 200 dias para bicentenário de Ponta Grossa

Cidade prepara série de comemorações para os 200 anos. O aniversário é comemorado no dia 15 de setembro, nesta data haverá a abertura da cápsula do tempo que está na 'Praça da Catedral'

O bicentenário será comemorado no dia 15 de setembro, com abertura da capsula do tempo que está na 'Praça da Catedral'. Esta segunda-feira (27) marca os 200 dias para o aniversário da cidade
O bicentenário será comemorado no dia 15 de setembro, com abertura da capsula do tempo que está na 'Praça da Catedral'. Esta segunda-feira (27) marca os 200 dias para o aniversário da cidade -

Naiane Jagnow e Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Esta segunda-feira (27) marca os 200 dias para os 200 anos de Ponta Grossa. Desde o dia 1º de janeiro, a cidade vem preparando uma série de comemorações para homenagear a Princesa dos Campos. O auge da programação deve acontecer no dia 15 de setembro, data do aniversário. Neste dia, a cápsula do tempo, presente na praça Marechal Floriano Peixoto, será aberta e uma nova cápsula deverá ser colocado no lugar.

“Pensando no hoje e já deslumbrando o futuro da nossa cidade, nós vamos abrir a cápsula que foi fechada a 50 anos atrás, lá na catedral, e, vamos colocar uma outra caixa”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt durante live concedida para o grupo aRede (veja aqui).

Esta cápsula fica situada junto ao Obelisco aos Fundadores e Monumento ao Sesquicentenário na 'Praça da Catedral'. No local, há diversas informações sobre a história da Princesa dos Campos, no monumento está escrito, por exemplo, a data em que teve a criação da freguesia: dia 15 de setembro de 1823.

A cápsula do tempo está abrigada em uma urna de aço inox, o seu interior contém jornais, moedas, documentos, lista com o nome das autoridades civis, militares e eclesiásticas. Esta urna foi colocada no dia 15 de setembro de 1973, em comemoração aos 150 anos do município. A ideia agora é dar continuidade nesta tradição, e, neste ano, uma outra urna, com novas informações, será depositada para ser aberta futuramente. "Nós estamos já plantando sementes para o futuro", enfatizou Elizabeth Schmidt.

Sobre os 200 dias para o bicentenário, a prefeita comentou sobre como as pessoas estão se engajando nas comemorações para o aniversário. “Eu penso que assim como eu, que sou histórica, tem muitas pessoas que também são e que estão valorizando cada vez mais esta marca tão importante e significativa para Ponta Grossa”, disse.

A prefeita ainda salientou que gostaria de ver todos os públicos envolvidos no aniversário do município. “Nós queremos que desde as crianças, os jovens e os adultos encarem os 200 anos como uma marca do nosso desenvolvimento e da nossa maturidade enquanto cidade”, frisou. Para as comemorações, a prefeitura de Ponta Grossa prepara 200 ações para o bicentenário, o calendário com o cronograma completo deverá ser disponibilizado ainda nos próximos dias.

Contagem regressiva

A marcante data de 200 dias para os 200 anos da cidade consta no painel com a contagem regressiva
A marcante data de 200 dias para os 200 anos da cidade consta no painel com a contagem regressiva |  Foto: Reprodução/Márcio Pauliki
  

A marcante data de 200 dias para os 200 anos da cidade consta no painel com a contagem regressiva para o bicentenário, instalado pela Lojas MM na fachada da ‘Super MM’. Em um dos locais de maior visibilidade da cidade, na principal avenida do município, a Vicente Machado, o Grupo MM, que é uma das maiores sediadas na cidade (que possui mais de 200 lojas em quatro estados brasileiros) instalou o ‘placar’ justamente para fazer o próprio ponta-grossense lembrar de sua história. “Fizemos isso tendo a certeza que, nesses 200 anos, haverá o momento de relembrar das conquistas do passado, de relembrar tudo o que aconteceu na cidade nesse bicentenário, contando um pouco da história. O poder público está fazendo ações nesse sentido, entidades também, assim como a imprensa, que vai fazer esse apanhado histórico”, diz Marcio Pauliki, vice-presidente comercial & inovações do Grupo MM.

Contudo, mais do que relembrar toda essa construção e evolução, ele ressalta a importância de usar esse histórico passado para construir a cidade do futuro. “A contagem também serve para que a gente veja que o tempo passa rápido e serve como um alerta, que precisamos pensar no futuro da cidade, para onde queremos estar dentro de 10, 20, 30 anos – e aí levo comigo a frase que levo comigo desde os tempos da Acipg: união de forças e divisão de tarefas”, diz, destacando a participação no grupo que viabilizou a confecção do Masterplan da cidade, junto com o poder público. “Ele vai projetar a cidade para a próxima década. Então, se não nos unirmos, a cidade pode até ficar para trás em relação a outras que já realizam esse trabalho. Mas Ponta Grossa evoluiu muito, está entre as 70 principais do Brasil e tenho certeza que teremos um futuro promissor, da mesma forma que tivemos um passado de sucesso”, concluiu Marcio Pauliki.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE