'Cultura' notifica Jockey Clube por problemas em fachada histórica
Órgão tem 15 dias, a partir da notificação, para apresentar uma "proposta de intervenção"; fachada é tombada pelo patrimônio histórico
Publicado: 24/02/2023, 10:14
A histórica fachada do Jockey Clube Ponta-grossense, tombada pelo patrimônio histórico de Ponta Grossa, é motivo de preocupação por parte do Conselho Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal do setor. Na última quarta-feira (22), o Conselho e a Secretaria notificaram oficialmente o Jockey com o objetivo de solicitar intervenções por parte do órgão para recuperar a estrutura da fachada.
De acordo com o documento, assinado pelo presidente do Conselho Johnny William Pinto, a diretoria do Jockey Clube precisa apresentar "uma proposta de intervenção visando a execução das obras imprescindíveis à adequação e conservação do imóvel". A notificação ainda ressalta que o descumprimento do pedido e a não realização das intervenções "acarretará a lavratura de auto de infração".
Questionado pela reportagem do portal aRede e Jornal da Manhã, o presidente do clube, Roberto Cunha Nascimento, afirmou que as providências já estão sendo tomadas. “Entrei em contato com um arquiteto para a realização de um novo projeto”, disse Nascimento. Ele informou ainda que o Jockey Clube já tinha apresentado um projeto de restauração anteriormente, mas que não foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. “Estamos tendo o cuidado para fazer exatamente do jeito que nos pediram, espero que seja aprovado dessa vez”, salientou.
O presidente do clube também enfatizou as dificuldades da restauração por conta dos motivos financeiros. “Dinheiro não temos, estamos tirando do próprio bolso”, disse. Desde 2022, o clube ponta-grossense, que completa 96 anos de fundação, foi cedido para a realização de eventos e shows. O ‘Natal Encantando’, por exemplo, foi realizado neste local no final do ano passado.
Outro lado
Em nota, a prefeitura de Ponta Grossa explicou sobre a notificação, confira:
“A notificação publicada em Diário Oficial pelo Município tem como base a lei 8431/2005, que dispõe sobre a proteção do patrimônio cultural na cidade e tem como objetivo o cumprimento de orientações do Ministério Público, bem como das diretrizes que envolvem a conservação e preservação de prédios tombados na cidade conforme a legislação vigente”.
História
O ‘Jockey Club Pontagrossense’ é o segundo mais antigo do Brasil, perdendo apenas para o Jockey Club da Gávea, no Rio de Janeiro. Oficialmente, o clube foi em 1927, mas já existia desde 1889, criado por Ernesto Vilela, Balduíno Taques, Barão de Guaraúna, Bonifácio Vilela e Coronel Cláudio Guimarães, entre outras figuras históricas da cidade de Ponta Grossa.