Mabel apresenta PL que visa confortar parturiente de natimortos | aRede
PUBLICIDADE

Mabel apresenta PL que visa confortar parturiente de natimortos

A proposta de Mabel Canto é voltada para as parturientes de natimortos ou com óbito fetal que passam por um momento de dor e angústia na maternidade

Mabel Canto (PSDB), deputada estadual.
Mabel Canto (PSDB), deputada estadual. -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB), recém-indicada para a liderança da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), apresentou o primeiro projeto do ano da Casa de Leis paranaense. O Projeto de Lei 01/2023, na teoria, altera a Lei nº 19.701, de 2018, que dispõe sobre a violência obstétrica, sobre direitos da gestante e da parturiente. 

Na prática, a proposta visa destinar espaços separados de internação para parturientes de natimortos ou com óbito fetal, com o intuito de manter a privacidade da gestante neste momento de dor. Além disso, o PL também garante à parturiente o direito de ter a presença de um acompanhante, de sua livre escolha, durante todo o período de internação.

De acordo com o ofício do projeto, o objetivo é diminuir a dor das parturientes para evitar eventuais estresses pós-traumáticos ou até mesmo o desenvolvimento de depressão. “A perda de um bebê recém-nascido, após uma longa e muitas vezes complicada gestação, acentua consideravelmente os sentimentos acima elencados, e, portanto, devem ser tratados de maneira específica pelo sistema de saúde”, explica a deputada, que é conhecida na Alep por seus projetos voltados para a defesa das mulheres. 

“É necessário que a conduta por parte da equipe de saúde seja humanizada e cuidadosa nas primeiras horas de luto da mãe, para que assim, exista uma possibilidade que o estresse e a angústia da mulher não atuem a longo prazo”, completa Mabel Canto. Agora, o projeto segue para tramitação nas comissões internas da Assembleia Legislativa antes de ser levado ao plenário para votação dos deputados estaduais. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE