Comissão nega pedido da VCG de mudança no cálculo do IPK | aRede
PUBLICIDADE

Comissão nega pedido da VCG de mudança no cálculo do IPK

A concessionária havia solicitado uma alteração no cálculo do Índice de Passageiros por Quilômetros (IPK), mas o pedido foi negado. Aumento da tarifa, entretanto, ainda pode acontecer

A concessão com a VCG se encerrará em junho deste ano.
A concessão com a VCG se encerrará em junho deste ano. -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O processo de reajuste no valor da tarifa do transporte coletivo segue em andamento em Ponta Grossa. Desta vez, o Procurador Geral do Município, Márcio Henrique Rezende, rejeitou o pedido da Viação Campos Gerais (VCG) de alteração no cálculo do Índice de Passageiros por Quilômetros (IPK), utilizado como base para determinar o valor da passagem. A informação consta no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura Municipal.

No dia 12 de janeiro, o Portal aRede noticiou que a VCG entrou com uma impugnação solicitando o cálculo do IPK com base nos últimos 12 meses (como é realizado normalmente), ao invés dos últimos 6 meses, período adotado pela Prefeitura Municipal para o cálculo. O IPK é o principal índice utilizado para determinar qual será o valor da tarifa. Portanto, se o período de análise para o cálculo do IPK for maior, a tendência é de aumento real no valor da passagem. A mudança no período analisado se deu sob o argumento de que na pandemia de Covid-19 o número de passageiros não representava uma média real. Entretanto, a VCG entendeu que a medida aconteceu de maneira ‘unilateral e arbitrária’. 

Em resposta, Márcio Rezende explicou que a mudança se justifica pela queda no número de casos de Covid-19 e pelo controle da pandemia, ocasionando no retorno gradual das atividades sociais e, consequentemente, na volta dos passageiros ao transporte coletivo. Com isso, segundo ele, utilizar a média dos últimos 12 meses geraria uma tarifa técnica muito alta e que não iria condizer com a realidade do momento. 

“Por esta razão, entendeu a comissão que não seria justo nem moral, utilizar valor defasado no IPK para cálculo de tarifa futura, ainda mais quando se tem sólidas evidências de que a tendência do número de passageiros é aumentar, ainda que em razão inferior ao que foi presenciado em 2022”, argumentou Rezende. “Reafirmamos o argumento de que o IPK sofreu um viés em 2020 e 2021, por motivos de força maior - a pandemia - e a utilização dos valores desta época, não refletem a realidade do transporte”, reforçou. 

ACORDO COLETIVO 

No mês de dezembro, a Procuradoria Municipal já havia rejeitado documentos da VCG no processo de reajuste da tarifa. Na ocasião, a empresa apresentou ofícios que comprovavam  o reajuste do salário dos funcionários após um acordo coletivo realizado. Entretanto, Rezende reiterou que os documentos foram enviados fora de prazo. 

“(O acordo coletivo) foi apresentado após a conclusão do estudo, quando a comissão já havia encerrado o trabalho de elaboração da planilha, daí o fato de não poder ser utilizado sob risco de nunca se concluir o trabalho, pois se aceitássemos o novo documento após a conclusão do trabalho, seria feita a planilha. Apresentando a nova planilha, novo fato surge, por exemplo alta de combustível, então nova análise e ao final novo fato ocorre, e novo cálculo e assim o processo andaria sem conclusão”, concluiu o procurador. 

AUMENTO DA PASSAGEM 

A rejeição da mudança no cálculo do IPK não impede, no entanto, que a tarifa do transporte coletivo tenha aumento nas próximas semanas. No ano passado, a VCG realizou um pedido de reajuste da passagem e, após a análise da comissão responsável, o valor sugerido chegou a R$ 6,00, o que representaria um aumento de R$ 0,50 na tarifa atual. 

Agora, o Conselho Municipal do Transporte (CMT) deve se reunir para deliberar sobre o pedido e, após essa reunião, caberá a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) decidir qual será o novo valor da tarifa do transporte coletivo de Ponta Grossa. Entretanto, ainda não há uma previsão para que isso aconteça. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE