Formalização cresce e número de empresas em PG passa de 45 mil | aRede
PUBLICIDADE

Formalização cresce e número de empresas em PG passa de 45 mil

Dados do Governo Federal apontam que 8,8 mil empresas foram abertas na cidade em 2022, enquanto 3,8 mil foram extintas, resultando em um saldo de 4.692 novas empresas na cidade

O casal Wesley Mainardes e Marcella Raphaellen Pereira empreendeu em 2022: ela migrou para ME e ele abriu um MEI
O casal Wesley Mainardes e Marcella Raphaellen Pereira empreendeu em 2022: ela migrou para ME e ele abriu um MEI -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ano de 2022 foi marcado pelo crescimento no empreendedorismo em Ponta Grossa. Números do “Painel do Mapa de Empresas”, disponibilizado no site do Governo Federal, aponta que o município alcançou, ao final de 2022, um total de 45.849 empresas. O detalhe é que todas elas estão ativas. Ao final de 2021 eram 41.395 empresas ativas na cidade, o que representa um crescimento de 10,75% no número total de empresas neste período de um ano.

De acordo com os dados disponibilizados pelo sistema, foram 8.801 empresas abertas no decorrer do ano passado, sendo 8.525 matrizes e 276 filiais. Contudo, o mesmo sistema revela que 3.833 empresas foram oficialmente extintas no decorrer do ano, sendo 3.675 matrizes e 158 filiais, resultando em um saldo positivo de 4.692 novas empresas ativas na cidade. 

Entre todas essas empresas, os MEIs predominam. Hoje, essa modalidade de Microempreendedor Individual corresponde a mais de 50% de todas as empresas ativas em Ponta Grossa (exatamente 52%), totalizando 23.864 empreendedores no município. Desses, 6.641 foram formalizados apenas em 2022. Se subtrair as 2.557 extinções de MEIs no ano passado na cidade, o saldo fica de 4.084.

Depois de MEI, a modalidade com o maior número de unidades é a microempresa. No total, há 17.893 MEs ativas no município, valor que corresponde a 39% do total de empresas na cidade – dessas, 1.820 foram formalizadas em 2022. As Empresas de Pequeno Porte (EPPs) totalizam 1.545 unidades na cidade, enquanto as de Médio e Grande porte somam 2.547. Em 2022, um total de 187 empresas de Médio e Grande porte foram incluídas na contagem, ao passo que 88 foram excluídas, resultando em um saldo de 99.

Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, que também é coordenadora de fomento ao empreendedorismo e inovação da Prefeitura, avalia esse crescimento recorde para um ano por diversos aspectos, mas evidencia dois: o ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo e a retomada econômica que resulta em muitas oportunidades. “Pelo índice de competitividade, Ponta Grossa é terceira do Brasil em ambiente de negócios. Temos um cenário propício para a abertura de empresa pelas facilidades, por ser simplificado, rápido, ágil, então se torna mais atrativa para montar uma empresa. E estamos vendo a diversificação de empresas que vieram de fora para abrir aqui, como o incremento de franquias; saímos de um período pandêmico e a retomada econômica fez com que as pessoas voltassem a investir”, disse.

No aspecto industrial, com Ponta Grossa como o maior parque do interior, Tônia reforça a necessidade de prestadores de serviços. “Como nosso parque industrial tem uma matriz muito diversificada, o risco de retração é menor. Então não pararam. Assim, houve a necessidade de mais prestadores de serviço, para que produção do parque saísse da cidade, gerando muitas oportunidades no setor de transporte. Ponta Grossa é um hub logístico”, completa.

Casal empreende em Ponta Grossa

Um exemplo de empreendedorismo na cidade é do casal de ponta-grossenses Wesley Mainardes (20) e Marcella Raphaellen Pereira (26). Ela formalizou um MEI no final de 2021 para atuar na área de marketing digital e o negócio deu tão certo que já em fevereiro de 2022 deu baixa na empresa para em março migrar para uma ME, a ‘MR - Império Digital LTDA’. Já Wesley se inspirou na esposa, que já tinha experiência na área digital e internet, para também se formalizar como um MEI em julho de 2022. “Abri o MEI para abrir a agência de publicidade, para que eu pudesse ajudar empresários, especialmente donos de lojas, a aumentarem o faturamento deles através do marketing, de anúncios”, disse Mainardes. E a exemplo da Marcella, sua empresa está crescendo junto com o desenvolvimento econômico da cidade. “Esse ano pretendo ser ME, aumentando a empresa. O faturamento está aumentando e pretendo contratar um funcionário. No começo é difícil manter a constância, mas depois, graças a Deus, fomos desenvolvendo e os resultados estão aparecendo”, reforçou.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE