Festa de Reis em PG vai homenagear padre falecido | aRede
PUBLICIDADE

Festa de Reis em PG vai homenagear padre falecido

Folia de Reis foi iniciada por padre João Holanda, morto em 2022

Este ano, Folia de Reis vai prestar homenagem a padre João Holanda
Este ano, Folia de Reis vai prestar homenagem a padre João Holanda -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Folia de Reis da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Cipa, em Ponta Grossa, terá um caráter diferente este ano. Em sua terceira edição, a festa que lembra os Santos Reis e a celebração da Epifania do Senhor acontece nos países de tradição cristã em 6 de janeiro. A celebração litúrgica da festa ocorre no próximo domingo (8), mas, o ‘Reisado’ – como também é conhecido o festejo – foi antecipado para esta sexta-feira na paróquia, que organizou uma homenagem ao padre João da Costa Holanda, idealizador e grande incentivador da Folia de Reis na comunidade matriz

O pároco da Nossa Senhora de Fátima, padre Edemar de Souza, lembra que a festa é realizada em muitas regiões do Brasil, especialmente Norte e Nordeste. “Dia 6 é o dia dos Santos Reis que vieram do Oriente presentear o menino Jesus. Uma festa cultural, mas que tem um fundo religioso. É a terceira edição aqui na paróquia até porque o pároco anterior, padre João da Costa Holanda, tinha origens no norte do país, no Pará, e trabalhou muitos anos em Belo Horizonte, onde é muito cultivada a Folia de Reis. Ele já tinha participado e foi ele quem a trouxe para a paróquia. Ano passado, a festa foi realizada com muita alegria e meio que uma despedida do padre João, já que ele e o nosso funcionário Leonardo de Paula, dois grandes incentivadores da festa, faleceram. Quase que juntos, no mesmo mês: padre João dia 9 e o Leonardo, dia 12 de abril. Então, a Folia de Reis deste ano é uma homenagem aos dois”, argumenta padre Edemar.

A festa é marcada por muita animação e música. “Em 2023, para nós, ela tem este significado, de homenagem, além de dar continuidade a essa bonita tradição”, acrescenta o pároco, citando como diferencial ainda pequenas alterações no trajeto da caravana, o incremento no pessoal da equipe e a coordenação dele, que pela primeira vez que participa na comunidade. “A celebração está pronta. Os cantos, as encenações...Iniciaremos com a missa, às 19 horas, e, se o tempo colaborar, faremos visita às casas na Vila Cipa. Depois, voltamos para a igreja para o encerramento e o jantar partilhado, uma galinhada. Convido a todos para que participem. Vamos a manter viva essa memória e tornar a festa uma tradição”, ressalta o padre para quem tudo é novidade.

Padre João da Costa Holanda faleceu na madrugada do dia 9 de fevereiro, depois de três meses internado, lutando contra as sequelas de um acidente vascular cerebral. Em fevereiro, padre João Holanda estava de férias com familiares, em Belém do Pará, quando passou mal. Padre João Holanda tinha 55 anos. Completaria 27 anos de ministério sacerdotal no próximo dia 27 de maio. Chegou ao Paraná, a Castro, na década de 80, onde residida a irmã velha, religiosa da Congregação das Irmãs Servas da Anunciação. Em 2019, tornou-se pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e diretor da Casa do Menor Irmãos Cavanis, em Ponta Grossa.

Leonardo de Paula era funcionário da Casa do Menor. Participava da animação da Folia de Reis, fazendo os cantos e música.

História    

Segundo os evangelistas, os reis magos eram sábios do Oriente que foram guiados pela estrela d'alva até o local onde Cristo havia nascido, em Belém, na Galileia. Pela tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal, justamente porque essa data marca o fim do ciclo natalino e o início do ciclo da missão de Jesus. E foi em sua vida pública que o Filho de Deus peregrinou por diversas terras, tocou o coração de homens e mulheres, curou, ressuscitou e animou a tantos. 

Na paróquia, depois da missa, os participantes saem da igreja-matriz para as ruas, rezando, cantando e dançando, em uma espécie de procissão. Passam por cinco casas e voltam para a igreja para receber a bênção. As residências são escolhidas entre membros que participam da comunidade. Em frente às casas, são montados pequenos altares, onde os devotos colocam flores, velas, santos e, quando a procissão chega, o padre complementa com a imagem do Menino Jesus.  Ao final, acontece uma confraternização. A exemplo do ano passado, este ano, será feita uma galinhada. 150 convites foram retirados até a manhã de quinta-feira (5), na secretaria. O prato não terá custo porque foi preparado com doações da comunidade.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE