Memória: vídeo mostra Ponta Grossa no século passado | aRede
PUBLICIDADE

Memória: vídeo mostra Ponta Grossa no século passado

Imagens da região central da cidade e da Catedral Sant'Ana revelam como era Ponta Grossa em 1936

VÍDEO
Vídeo mostra a cidade de Ponta Grossa em 1936 | Autor: Ponta Grossa Memória

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O aniversário de Ponta Grossa em 2023 é ainda mais especial. Neste ano, a cidade celebra seu bicentenário. São 200 anos de histórias e memórias para serem relembradas. O vídeo mostra como era a cidade no período de 1936. Os recortes da gravação trazem imagens da região central da cidade. 

O vídeo é uma relíquia e revela como eram os imóveis e os carros da época. As famosas ruas Engenheiro Schamber e XV de Novembro, além da Avenida Vicente Machado, são evidenciados. Também é possível ver a Catedral Sant'Ana, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, que marca o início da cidade. 

História 

Segundo o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, em 1936, Ponta Grossa possuía 162 ruas denominadas, 317 sem denominação, 12 avenidas, quatro praças e um largo.

São consideradas as principais ruas, a XV de novembro, Augusto Ribas, Balduíno Taques, 7 de Setembro, Coronel Claudio, Benjamin Constant, Santos Dumont, Doutor. Collares, Sant’Ana, Marechal Deodoro, Tiradentes e General Carneiro. Entre as principais avenidas estão a Vicente Machado, Francisco Burzio, Comendador. Bonifácio Vilela, Fernandes Pinheiro, Carlos Cavalcante e Ernesto Vilela.

O vídeo é de autoria de João Baptista Groff e está disponível no acervo da Fundação Cultural de Curitiba. A restauração foi de Zélia Magalhães e Elisabeth Wagner, com trilha sonora de Jorge Falcon. Material foi publicado por Paulo José da Costa. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE