Agência de Inovação coloca PG entre as 100 cidades mais inteligentes | aRede
PUBLICIDADE

Agência de Inovação coloca PG entre as 100 cidades mais inteligentes

Um dos avanços marcantes foi a conquista do município no ranking das 100 principais cidades inteligentes do Brasil, tornando-se referência nacional

Criação da Agência de Inovação de Desenvolvimento é o grande destaque na atual gestão
Criação da Agência de Inovação de Desenvolvimento é o grande destaque na atual gestão -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa completou, no último mês de dezembro, um ano de existência. Ao longo de 2022, a pasta desempenhou iniciativas modernas com o objetivo de garantir total suporte ao empreendedor. Com foco em gestão estratégica, desburocratização de serviços públicos, ligados ao desenvolvimento sustentável municipal, inovação, empreendedorismo e qualificação, tal como promover a articulação de ações e parcerias indiretamente no crescimento econômico da cidade.

Um dos avanços marcantes do primeiro ano de agência foi a conquista do município no ranking das 100 principais cidades inteligentes do Brasil.  No Ranking Connected Smart Cities 2022, elaborado pela Urban Systems, Ponta Grossa aparece em 60º lugar nacional, ocupando a 24ª colocação em empreendedorismo e 49ª em inovação.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, a criação da Agência de Inovação de Desenvolvimento está sendo um grande destaque na sua gestão. “Conseguir ficar entre as 100 cidades mais inteligentes é fruto de um trabalho de dedicação de nossa equipe em todos os eixos. Isso eleva o nosso município como referência nacional e enriquece Ponta Grossa, propiciando mais oportunidades ao empreendedor e mais sustentabilidade”, conta.

A presidente Agência de Inovação de Desenvolvimento, Tônia Mansani, frisa que a agência se consolidou, enquanto um importante ator do ecossistema local de fomento à inovação. “Trabalhamos com agendas importantes e colocamos Ponta Grossa no cenário nacional de cidades inteligentes e inclusivas”, completa.

A criação de novas startups também foi alvo de destaque. Com 81 empresas, Ponta Grossa concentra 74% das 109 startups mapeadas na Regional Centro, que abrange 17 cidades. Este número é maior do que o levantamento realizado em 2021, que registrava 76 startups no município.

Além disso, a criação de governança de educação do Vale dos Trilhos foi um importante instrumento para o ecossistema de inovação de Ponta Grossa. O eixo contou com representantes de universidades e colégios, realizando dois grandes eventos do ano: A Palestra de Inovação com Fábio Neto e o Hackday Govtech

O Programa de liderança inovadora foi outro grande marco, ao realizar a primeira graduação com os servidores municipais com o objetivo de expandir ensinamentos de soluções internas inovadoras e de desburocratização de serviços públicos.

Referência Nacional

A Sala do Empreendedor foi convidada para apresentar seus projetos e resultados em diferentes estados do Brasil, sendo referência nacional na aplicação de políticas públicas de fomento, capacitação e metodologias. Representantes estiveram em Amapá, Pará, Alagoas, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A pasta também recebeu comitivas de cidades vizinhas e outros estados para conhecer o modelo de gestão construído nos últimos anos.

Abertura de empresas em tempo recorde

O tempo médio de abertura de empresas em Ponta Grossa caiu para 5 horas, redução de 2 horas em relação a novembro de 2022 (7 horas), enquanto o prazo médio do Paraná é de 14 horas e no Brasil é de 1 dia e 5 horas, segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal. É o menor tempo médio já registrado.

Para acelerar o processo, a Prefeitura apostou na inovação e modernização dos serviços. Um dos norteadores das ações é o ‘Programa Descomplica’, que tem como intuito simplificar a emissão do alvará de atividade econômica para todas as modalidades e portes empresariais.

Todo o processo de solicitação, trâmite e emissão do alvará é feito por um sistema online. Além disso, o município integra a Redesim, uma rede de sistemas informatizados que tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos prazos de abertura de empresas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE