Polícia de PG localiza barracão com diversos caminhões furtados | aRede
PUBLICIDADE

Polícia de PG localiza barracão com diversos caminhões furtados

Operação busca identificar organização criminosa responsável pelo desvio de malte de cervejarias de Ponta Grossa

Veículos estão em um barracão na rua Bonsucesso, na região da Chapada
Veículos estão em um barracão na rua Bonsucesso, na região da Chapada -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Polícia Civil do Paraná prendeu três integrantes de organizações criminosas responsáveis por desviar malte de grandes cervejarias do Brasil. Os indivíduos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Uma das prisões aconteceu em Ponta Grossa, o homem teria sido apontado pela corporação como chefe da organização.

Além disso, durante o cumprimento dos mandados, os agentes de segurança de Ponta Grossa localizaram um barracão, na rua Bonsucesso, na região da Chapada, com diversos caminhões que seriam utilizados no transporte do malte. Um rapaz, de 18 anos, foi preso em flagrante. Ele seria o responsável pelo local. “O jovem que foi preso não apresentou nenhuma informação acerca da origem dos caminhões e tampouco qual seria seu papel nesta organização”, disse o delegado.

O barracão era apontado pela investigação como um possível lugar de estoque do malte e da cevada ou dos caminhões que transportavam a carga. “Hoje não foi localizado nenhuma substância, nem malte ou cevada”, comentou o delegado. No barracão, no entanto, foram localizados sete caminhões, todos adulterados, além de diversas peças e motores. “Isso revela que o local estava sendo usado como desmanche”, explicou. Os sete caminhões e as peças foram apreendidos para perícia para que seja possível apontar as origens dos veículos.

O jovem preso em flagrante foi encaminhado à 13ª Subdivisão Policial (13ª S.D.P.), onde prestou depoimento na presença do seu advogado e informou desconhecer as adulterações existentes no veículo. “Contudo, mesmo assim, ele foi atuado pela prática do crime de receptação qualificada”, disse o delegado.

O crime é inafiançável, agora a prisão segue para análise do poder judiciário que realizará uma audiência de custódia.

OPERAÇÃO DUPLO MALTE

A operação que vislumbra identificar a organização criminosa responsável pelo desvio de malte de cervejarias do país foi coordenada pela Delegacia de Crimes contra a Economia e Proteção do Consumidor (DELCON) de Curitiba e aconteceu simultaneamente em Ponta Grossa, Umuarama, Maringá, Alto Paraná, Contenda e Lapa.

A PCPR ainda contou com o apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul no cumprimento de um mandado em Passo Fundo.Os policiais cumpriram 33 mandados de busca e apreenderam quantias de malte adulterados, munições, documentos, cinco armas de fogo, fichas com anotações de grandes cervejarias e R$ 6 mil. As investigações seguem em andamento.

Criminosos ostentavam vida de luxo

Estima-se que o prejuízo à indústria nos últimos dois anos seja superior a R$ 40 milhões. Outras três pessoas já tinham sido presas em flagrante no início das investigações. Conforme apurado, os integrantes das organizações criminosas atuavam nesta prática há alguns anos e ostentavam vidas de luxo, com carros esportivos e casas de alto padrão. O delegado Cássio Conceição afirma que a investigação iniciou com o requerimento da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), em julho do ano passado. Empresas do setor relataram que maltes das grandes cervejarias estavam sendo desviados, e, posteriormente, sendo misturados com outros produtos de baixa qualidade e revendidos

Mais informações na transmissão ao vivo do Portal aRede acessando aqui.

GALERIA DE FOTOS

  • Agentes da Polícia Civil estiveram realizando os serviços.
    Agentes da Polícia Civil estiveram realizando os serviços.
  • Peças também foram localizadas pelos agentes de segurança.
    Peças também foram localizadas pelos agentes de segurança.
  • Barracão fica localizado na rua Bonsucesso, na região da Chapada.
    Barracão fica localizado na rua Bonsucesso, na região da Chapada.
  • Veículos foram localizados na manhã desta quarta-feira (4), em Ponta Grossa.
    Veículos foram localizados na manhã desta quarta-feira (4), em Ponta Grossa.
  • Objetos também foram localizados pela Polícia Civil de Ponta Grossa.
    Objetos também foram localizados pela Polícia Civil de Ponta Grossa.
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE