Mutirões coordenados pelo CimSaúde zeram filas em PG | aRede
PUBLICIDADE

Mutirões coordenados pelo CimSaúde zeram filas em PG

Mais de duas mil consultas e exames zeraram a fila de pacientes que aguardavam para serem atendidos na especialidade de gastroenterologia

Mais de duas mil consultas e exames zeraram a fila de pacientes que aguardavam para serem atendidos na especialidade de gastroenterologia
Mais de duas mil consultas e exames zeraram a fila de pacientes que aguardavam para serem atendidos na especialidade de gastroenterologia -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Realizadas desde o mês de outubro, mais de duas mil consultas e exames zeraram a fila de pacientes que aguardavam para serem atendidos na especialidade de gastroenterologia em Ponta Grossa. O mutirão foi coordenado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), e realizado pela Estarméd, prestadora de serviço credenciada pela entidade. “Esta foi a primeira parceria que realizamos. É um projeto piloto. Pretendemos oferecer aos 19 municípios consorciados esta forma de atendimento que visa, de forma rápida, dar assistência especializada na saúde”, conta a diretora do Consórcio, Pâmella Costa.

Exames de transvaginal, urinário, abdômen total, ultrassom, ecocardiotranstoracico também foram zerados no município. Nos próximos meses, a parceria se expande para atendimento em outras especialidades, como a Psicologia, Oftalmologia e Dermatologia. “Psicologia e Dermatologia também já andaram bastante. Conseguimos colocar nove psicólogos diariamente para atender a vazão. Mas daremos continuidade, já que há muito retorno de pacientes”, esclarece, contabilizando 1.395 atendimentos.

Primeiramente, os exames e consultas, em forma de mutirão, foram realizados, tanto na sede do Consórcio em Ponta Grossa quanto no imóvel onde funcionava o CAS Central, que foi cedido ao CimSaúde para a ação. “Ocorreu um esforço em conjunto. Nós, enquanto Consórcio, buscamos atender as demandas apontadas pelos municípios”, esclarece Pâmella. No primeiro mutirão, além das consultas, foram ofertadas a colonoscopia, endoscopia, retossigmoidoscopia, polipectomia, e também a retirada de corpos estranhos, do esôfago, estômago e duodeno.

Conforme a diretora do CimSaúde, esta ação com a parceria de Ponta Grossa reflete o avanço nas ações do Consórcio. “Ponta Grossa vê no Consórcio o potencial para expansão na atenção especializada”, aponta.

Hoje o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais conta com sede no município de Ponta Grossa e subsedes em Castro e Telêmaco Borba. “Mas somos referência para os 19 municípios da região”, aponta a diretora, destacando que o CimSaúde é formado pela união dos municípios, que têm objetivo em comum. “Neste caso, promover a atenção especializada por meio do Consórcio”, garante.

Mais ações

Além dos mutirões, o Consórcio está se preparando para a oferta de novos serviços, como odontológicos e cirurgias eletivas. “Estas foram demandas apresentadas pelos municípios consorciados, por meio do Comitê Técnico Consultivo formado pelos secretários municipais”, esclarece Pâmella, lembrando ainda que as decisões passam pela assembleia geral dos prefeitos.

A ampliação dos serviços está sendo possível graças a algumas alterações no Estatuto realizadas este ano. “O que permite aos municípios levar os médicos para atendimento em outros municípios, além da sede e subsedes, evitando assim o deslocamento de pacientes”, finaliza Pâmella.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE