Parada Cultural LGBTQIA+ realiza 5ª edição em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Parada Cultural LGBTQIA+ realiza 5ª edição em Ponta Grossa

Em prol de respeito e igualdade teve a tradicional marcha na avenida Vicente Machado

Evento acontece desde 2018, em Ponta Grossa
Evento acontece desde 2018, em Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A cidade de Ponta Grossa recebeu no último domingo (4), a 5ª edição da Parada Cultural LGBTQIA+ dos Campos Gerais. O evento teve a tradicional marcha que percorre a avenida Vicente Machado, “descendo” até a Feira do Produtor, onde aconteceu as apresentações de djs, cantores locais e performances de drags. 

“Um dos pontos de maior visibilidade da nossa Parada, é a marcha, onde podemos reivindicar nossos direitos e políticas públicas, combatendo à discriminação em prol do respeito e igualdade de direitos, não deixando de fora a nossa celebração pelo amor”, disse Bhya Amabylle, que atuou na organização do evento. 

A 'Parada' teve sua concentração na Igreja Sagrado Coração de Jesus, também conhecida como a Igreja “dos Polacos”.. A programação também contou com as apresentações de aproximadamente 20 artistas, que iniciaram às 20h. “Não é um evento para destruir famílias e nem fala sobre doutrinação ou manipulação. É construído majoritariamente pela juventude que tem a responsabilidade de construir o futuro dessa cidade”, comentou Guilherme Portela, participante da organização. 

“O tema desta edição foi: Ciência e Tecnologia, reforçando a importância da ciência, nos momentos que enfrentamos e ainda vivemos devido à pandemia do coronavírus”, finalizou Erick Teixeira, que também é um dos organizadores da Parada.  

A programação da Parada LGBTQIA+ sempre ocorre dentro da programação da Münchenfest, devido à Lei nº 347/2017, instituída em 5 de dezembro, Dia Municipal da Luta Contra o Preconceito em Ponta Grossa. A proposta foi elaborada em meio à polêmica envolvendo o show da Pabllo Vittar na abertura da festa tradicional do 'Chopp Escuro'. Dentro do documento citado consta a seguinte frase: "Respeitar o semelhante compreende que cada pessoa tem sua peculiaridade, em um mundo cheio de diversidades”.

História

A Parada Cultural LGBTQIA+ dos Campos Gerais é um movimento de cunho político, que celebra a diversidade e promove a luta pelos direitos, pela visibilidade e luta feminista. A primeira Parada ocorreu em 2018, em 5 de dezembro. Com intuito não governamental, a Parada atualmente está na sua 5ª edição.

Durante a pandemia da covid-19, eles mantiveram a luta pela diversidade na região, ocorrendo apresentações on-line nos anos de 2020 e 2021. Com uma cadeira no Conselho Municipal LGBT e com uma história de luta, a 'Parada' continua trabalhando para representar a sua comunidade e para dizer aos conterrâneos que toda forma de amor é válida.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE