Programa fará distribuição de calcário para pequenos agricultores | aRede
PUBLICIDADE

Programa fará distribuição de calcário para pequenos agricultores

Para ter direito ao benefício, os produtores devem se cadastrar na Secretaria Municipal de Agricultura

Para ter direito ao benefício, os produtores devem se cadastrar na Secretaria Municipal de Agricultura
Para ter direito ao benefício, os produtores devem se cadastrar na Secretaria Municipal de Agricultura -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa está cadastrando agricultores familiares do município para serem beneficiados no Programa de Fomento Agropecuário - Etapa: Corretivos de Solo, com a distribuição de calcário. O chamamento público é direcionado para detentores de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que se enquadrem nas exigências do edital.

De acordo com o documento, os produtores cadastrados poderão receber calcário dolomítico a fundo perdido, através do Programa. Os beneficiados terão direito a até 2,5 toneladas do material por hectare, limitando a 10 toneladas por propriedade cadastrada. Para as áreas inferiores a 1 hectare, a quantidade total a ser recebida será proporcional à área de cultivo declarada.

O produtor rural Romualdo Siuta tem uma propriedade de aproximadamente 10 hectares, na região de Uvaranas. Ele comenta que ficou feliz como a notícia da distribuição de calcário para os agricultores familiares. “Lembro que fomos beneficiados há cerca de dois anos, por um programa governamental também, desde então, na minha propriedade não realizamos a correção do solo. Tenho a certeza que tanto para mim, como para os demais produtores, esse benefício será muito bem-vindo”, disse Siuta.

Para ter direito ao benefício, os interessados devem comprovar fazerem parte de uma destas categorias: serem agricultores familiares, residentes e domiciliados no município de Ponta Grossa; serem agricultores assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária; serem integrantes de Comunidades Quilombolas Rurais; ou atenderem de hortas comunitárias e escolares apoiadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “O Programa é ideal também para os produtores que comercializam seus produtos com os programas sociais da Prefeitura como o Feira Verde ou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por exemplo”, disse o secretário de Agricultura, Bruno Costa.

O prazo de cadastramento para os interessados encerra dia 28 de fevereiro de 2023.

Os interessados deverão cadastrar-se junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no 4° andar do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para o cadastramento são necessários os seguintes documentos:

Para Agricultores Familiares

CPF, RG, Cópia da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), Documento da Propriedade, Cadastro de Produtor Rural - CAD PRO/SEFAZ PR e o Termo de Adesão e Responsabilidade de Execução, a ser preenchido no momento do cadastramento.

Para responsáveis por hortas comunitárias e escolares

Ofício assinado pelo presidente da Associação de Moradores responsável pela horta, ou ofício assinado pela direção da escola, como também, o termo de adesão e responsabilidade de execução a ser preenchido no momento do cadastramento.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE