Sesa volta a recomendar o uso de máscara nas cidades do PR | aRede
PUBLICIDADE

Sesa volta a recomendar o uso de máscara nas cidades do PR

Preocupação com subvariantes da Ômicron faz Secretaria de Saúde recomendar uso de máscaras. A resolução 786/2022 foi publicada na tarde desta segunda-feira (21)

Sesa novamente regulamentou o uso das máscaras em espaços de natureza pública ou privada, abertos ou fechados
Sesa novamente regulamentou o uso das máscaras em espaços de natureza pública ou privada, abertos ou fechados -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Diante da preocupação com as subvariantes da Ômicron, variante do coronavírus, a Secretaria de Saúde (Sesa) voltou a recomendar uso de máscaras no Paraná. Em algumas condições, a proteção é obrigatória. A resolução 786/2022 foi publicada na tarde desta segunda-feira (21).

O texto do documento aponta atenção a predominância de circulação das subvariantes da Ômicron, que apresenta alto índice de mutação. Atualmente, esta variante do coronavírus é a que mais preocupa as autoridades globais.

Diante disso, a Sesa novamente regulamentou o uso das máscaras em espaços de natureza pública ou privada, abertos ou fechados, de uso público ou coletivo.

As recomendações apontam o uso nos seguintes locais e situações:

I – Estabelecimentos de Assistência à Saúde;

II – Pessoas com sintomas respiratórios gripais;

III – Pessoas imunocomprometidas;

IV – Pessoas não vacinadas contra COVID-19 ou com esquema vacinal incompleto;

V – Idosos, gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades;

VI – Funcionários e visitantes, no acesso às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI);

VII – Espaços (ou ambientes) fechados, de acesso coletivo, onde o distanciamento físico entre pessoas não possa ser assegurado.

Não é recomendado o uso de máscaras por:

I – Crianças menores de 2 anos, pessoas com dificuldade de respirar, inconscientes, incapacitadas ou incapazes de removê-las sem assistência, não devem utilizar máscaras faciais;

II – Pessoas com transtorno do espectro autista ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme orientação de profissional da saúde;

III – Intérpretes de libras, ou pessoas falando ou prestando assistência a alguém que depende de leitura labial, som claro ou expressões faciais para se comunicar.

Fica obrigatório o uso de máscaras de proteção facial por:

I – Pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para COVID-19, sintomáticas ou assintomáticas, as quais devem igualmente cumprir com as demais medidas de controle da transmissão do vírus SARS-CoV-2 já preconizadas até o momento, assim como com os períodos indicados para quarentena e isolamento;

II – Trabalhadores de Estabelecimentos de Assistência à Saúde ao adentrarem em ambientes destinados à assistência direta a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado para COVID-19, e sempre quando realizarem quaisquer atividades a menos de 01 (um) metro dos mesmos.

O texto ainda ressalta que gestores e autoridade municipais podem determinar ações de prevenção e controle mais rigorosas que as definidas neste regulamento, baseando-se em uma avaliação caso a caso e conforme os recursos disponíveis e o cenário epidemiológico local.

Com informações da Banda B

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE