Câmara debate mudanças na Lei do Transporte de PG | aRede
PUBLICIDADE

Câmara debate mudanças na Lei do Transporte de PG

Contrato com a Viação Campos Gerais (VCG), empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, termina em junho de 2023

A audiência pública reuniu vereadores, secretários, lideranças e a comunidade em geral na Câmara
A audiência pública reuniu vereadores, secretários, lideranças e a comunidade em geral na Câmara -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara Municipal de Ponta Grossa realizou uma audiência pública nessa quinta-feira (3) para discutir as mudanças previstas na Lei do Transporte Coletivo do município. A reunião analisou e debateu o Projeto de Lei nº 323/2022, de autoria do Poder Executivo, que pretende realizar alterações no transporte público, visto que o contrato com a Viação Campos Gerais - empresa responsável pelo serviço na cidade - termina em junho de 2023. 

Um fator importante previsto neste projeto é a mudança da forma de pagamento, não se utilizando mais o Índice de Passageiro Quilometro (IPK), mas sim o pagamento pelo serviço prestado, trazendo mais segurança para a contrato e transparência dos custos do serviço. 

Projeto Piloto

A Prefeitura de Ponta Grossa  realiza um teste para a venda de passagens de transporte público por demanda, em ocasiões especiais. Como evento piloto foram escolhidos os Jogos Inter Atléticas de Ponta Grossa (Joia) e até o momento, mais de 200 passagens, de ida e volta, foram vendidas pela internet, com pagamento por PIX. Se aprovado, o formato poderá ser implementado na nova concessão.

A rede de transporte público integra e aumenta a mobilidade das pessoas, com o intuito de potencializá-la, ainda mais, agora a Prefeitura oferece um modo de transporte coletivo especial para atender a eventos da cidade. “A Prefeitura faz sua parte em buscar formas eficientes para ofertar um transporte público de qualidade a um custo acessível para o usuário”, finaliza a prefeita Elizabeth Schmidt.

O secretário municipal de infraestrutura e Planejamento, Henrique Palermo do Vale, responsável pelo transporte coletivo na cidade, explica que a intenção do transporte sob demanda consiste em utilizar em situações pontuais que necessitam de transporte coletivo. “Escolhemos o ‘Joia’, considerando que é um evento que contará com uma participação expressiva, com acadêmicos de diversas regiões da cidade. A ideia é oferecer o serviço com pagamento antecipado pela internet e que esteja à disposição deste público nos dias de realização do evento”, explica Do Vale. 

Rotas personalizadas

Em 2023, a Prefeitura visa criar mais rotas personalizadas, a partir dos interesses das pessoas, de modo que o sistema irá parametrizar e criar rotas personalizadas com horários próximos ao que os usuários necessitam.

Trâmite na Câmara

Após ouvir as sugestões da comunidade e a realização do teste de rotas personalizadas, a Câmara Municipal deve tramitar o projeto nas comissões internas e somente então o projeto será votado em plenário. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE