5º Encontro Estadual dos Grupos de Apoios acontece em PG | aRede
PUBLICIDADE

5º Encontro Estadual dos Grupos de Apoios acontece em PG

Evento tem a parceria da Universidade Estadual de Ponta Grossa e acontece nesta sexta-feira (14) e sábado (15)

Neste ano, o tema do evento será 'Reflexos da Pandemia nas adoções'. Debates e mesas-redondas acontecerão
Neste ano, o tema do evento será 'Reflexos da Pandemia nas adoções'. Debates e mesas-redondas acontecerão -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Será realizado, nesta sexta-feira e sábado (14 e 15), o 5º Encontro Estadual dos Grupos de Apoio às Adoções, evento promovido com apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Voltado para profissionais da área e pessoas adotantes ou com interesse no tema, o evento tem o objetivo de divulgar e trocar informações entre os grupos de apoio à adoção, além de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas no meio acadêmico, jurídico, psicológico, judiciário, político e social. 

Realizado anualmente, o 'Encontro' esteve suspenso durante a pandemia da covid-19. Agora, o evento retorna em modo presencial sob o tema 'Reflexos da Pandemia nas adoções', a fim de levantar reflexões acerca dos processos que envolvem a adoção, em especial nesse período de isolamento.

A abertura do evento acontece na sexta-feira (14), às 20h, no auditório do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) e contará com palestra da juíza de direito titular da Vara da Infância e Juventude e diretora do Fórum de Ponta Grossa, Dra. Noeli Reback. A palestra versará sobre as adoções no período de pandemia na cidade de Ponta Grossa, mudanças, adaptações e ações de coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil. No sábado (15), o evento segue durante todo o dia a partir das 8h45 até às 18h, com momentos de debates, mesas-redondas, palestras e depoimentos. 

A advogada da Procuradoria Jurídica da UEPG e organizadora do 5º Encontro Estadual dos Grupos de Apoio às Adoções, Dirlene de Andrade Batista, destaca que falta informação aos que pretendem adotar uma criança e, por isso, eventos como esse são tão importantes. “Muitos pretendentes desconhecem como o processo acontece, porque demora tanto, como acontece o acolhimento das crianças, como ocorre o processo de destituição do poder familiar”, enumera. Além disso, Dirlene aponta que é uma boa oportunidade de os adotantes trocarem sentimentos e experiências. “É um espaço para os pretendentes falarem sobre as incertezas e inseguranças quando se cogita adotar e desmistificar os mitos sobre a adoção, afinal, precisamos falar dos espinhos também, porque nem tudo são flores”.

O evento é realizado pelo Grupo de Apoio às Adoções Necessárias (Gaan), um grupo de voluntários que há mais de 20 anos auxilia pretendentes à adoção em Ponta Grossa. Durante o encontro, serão comercializadas bonecas feitas por voluntários e a renda será revertida para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ponta Grossa, como forma de colaborar para a campanha do 'Outubro Rosa'. Os participantes do evento deverão contribuir também, além da taxa de inscrição, com uma bola que será doada ao grupo de palhaços Amigos do Noel para ações de Natal nas instituições de acolhimento às crianças em Ponta Grossa. “Eu diria que é uma rede de amor mesmo, sabe? São superinteressantes todas as demandas”, avalia Batista.

Inscrições

Para participar do evento, é necessário realizar inscrição pelo site do evento. Na página também é possível conferir a programação completa e todos os palestrantes que farão parte do Encontro.

Quem faz acontecer

Promovido pelo Gaan, o Encontro conta com patrocínio do Banco do Brasil e da Lei de Incentivo à Cultura. Além da UEPG, são apoiadores do 5º Encontro Estadual dos Grupos de Apoio às Adoções a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), Secretaria Municipal de Turismo (SeTur), Conselho Municipal de Turismo (CMT), Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Florescer Centro de Desenvolvimento Humano, Clínica de Atenção Multiprofissional à Saúde (Atmus), UniCesumar, Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e Rede Feminina de Combate ao Câncer – Ponta Grossa.

Com informações: assessoria de imprensa UEPG.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE