UEPG está entre as 50 melhores universidades do Brasil | aRede
PUBLICIDADE

UEPG está entre as 50 melhores universidades do Brasil

No Paraná, UEM (Maringá) e UEL (Londrina) estão entre as 30 melhores do país

Na América Latina, UEPG está entre as 150 melhores universidades em ranking divulgado nesta semana
Na América Latina, UEPG está entre as 150 melhores universidades em ranking divulgado nesta semana -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Paraná tem dez universidades na lista das melhores instituições de ensino superior da América Latina. Entre 98 instituições brasileiras, públicas e privadas, o QS Latin America University Rankings 2023 destaca as universidades estaduais de Maringá (UEM) e Londrina (UEL) classificadas nas posições 27 e 28, consolidadas no Top 30 nacional. Na sequência, as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro) figuram nas posições 46, 60 e 73, respectivamente.

O levantamento é feito desde 2011 pela QS Quacquarelli Symonds, organização britânica especializada na análise do ensino superior em diferentes países e continentes, a partir de indicadores e critérios relacionados à produtividade da pesquisa, empregabilidade e internacionalização. As métricas de desempenho contemplam reputação acadêmica, reputação de empregadores, proporção entre professores e alunos, formação do corpo docente, publicações científicas e citações em artigos acadêmicos.

Para o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, a crescente visibilidade das instituições estaduais de ensino superior paranaenses nos rankings universitários globais está relacionada ao apoio governamental na área da ciência, tecnologia e inovação.

“Esse destaque em mais um ranking evidencia o crescimento no grau de maturidade acadêmica e reflete o processo histórico das nossas instituições de ensino superior pelas políticas públicas implementadas em favor do desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão. As posições devem melhorar cada vez mais nas classificações nacionais e internacionais”, afirma o gestor, parabenizando a comunidade acadêmica das universidades estaduais pelos resultados alcançados.

OUTRAS INSTITUIÇÕES 

Além das estaduais, também figuram no ranking a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Positivo (UP).

As informações são da Agência Estadual

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE