PUBLICIDADE

TRE-PR rejeita recurso de Jocelito e caso vai para o TSE

Ex-prefeito de Ponta Grossa recebeu mais de 74 mil votos e briga na justiça para assumir o cargo de deputado federal em 2023

VÍDEO
Pronunciamento do ex-prefeito Jocelito Canto sobre o recurso negado. | Autor: Allyson Santos

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral-PR rejeitaram, de forma unânime, o recurso de embargos de declaração apresentado pela defesa do ex-prefeito Jocelito Canto. No último domingo (2), Jocelito recebeu mais de 74 mil votos para o cargo de deputado federal e, agora, aguarda o julgamento de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se poderá assumir o mandato em 2023. 

O relator Dr. José Rodrigo Sade - que votou contra a candidatura de Jocelito na ação que impugnou sua candidatura - analisou o recurso e rejeitou as alegações de obscuridade e contradição apresentados pela defesa. Os outros juízes entenderam da mesma forma e acompanharam o relator na decisão. 

Ainda não há data para o julgamento do último recurso pelo TSE, mas a previsão do advogado de defesa de Jocelito, Dr. Guilherme Gonçalves, é que a decisão aconteça no máximo até o final do mês.

Entenda o caso

A candidatura do ex-prefeito de Ponta Grossa Jocelito Canto (PSDB) foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) no fim do mês passado. O julgamento veio após 4 votos favoráveis pela impugnação contra 2 pela elegibilidade.

Após pedido de vistas do desembargador Fernando Bodziak, que daria o voto decisivo, Bodziak votou contra a candidatura e o juiz Thiago Paiva mudou o voto, que inicialmente era favorável ao ex-prefeito. Com isso, o pleno decidiu pela impugnação. 

Jocelito é alvo de uma ação do deputado federal Sandro Alex (PSD), que pede a impugnação da candidatura do ex-prefeito por conta de uma condenação de 2013. Na época, Jocelito foi condenado por ter utilizado um policial em sua segurança particular no período em que esteve à frente da Prefeitura Municipal.

Beto Richa eleito?

Pelas redes sociais, o ex-governador Beto Richa, segundo colocado em número de votos pela federação PSDB/Cidadania, se manifestou nas redes sociais já como deputado federal eleito. Em seu perfil no Instagram, inclusive, sua descrição já consta como 'Deputado Federal Eleito'. "Quero agradecer a todos os que, de alguma forma, contribuíram com a minha eleição. Vou honrar este mandato de deputado federal e, desde já, começar uma nova jornada, revigorada pela confiança afirmada nas urnas. Agora, deputado federal. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos", disse Richa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE