Reitor da UEPG é eleito presidente do Grupo Zicosur Universitário | aRede
PUBLICIDADE

Reitor da UEPG é eleito presidente do Grupo Zicosur Universitário

Miguel Sanches Neto assume a presidência após cumprir o cargo de vice-presidente do Grupo Zicosur Universitário na gestão 2021-2022.

Professor Miguel Sanches Neto foi eleito presidente do Grupo Zicosur Universitário
Professor Miguel Sanches Neto foi eleito presidente do Grupo Zicosur Universitário -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, foi eleito presidente do Grupo Zicosur Universitário. Durante a segunda-feira (12), as conferências periódicas do Grupo foram realizadas de forma híbrida – online e presencial. Na reunião de trabalhos da tarde, discutiu-se o novo estatuto e foram eleitos Miguel e o professor Ángel González Rodriguez, reitor da Universidad Nacional de Caaguazú (Paraguai) como presidente e vice, respectivamente.

A gestão 2022-2023 deve ser assumida pelo representante do Brasil, obedecendo ao rodízio que o Grupo tradicionalmente adota. Os nomes dos professores Miguel e Ángel para a presidência foram sugeridos em moção do professor Mariano Adolfo Pacher Morel, reitor da Universidad Nacional de Canindeyú (Paraguai). A proposta foi aceita por unanimidade pelos membros integrantes.

O professor Miguel assume a presidência após cumprir o cargo de vice-presidente do Grupo Zicosur Universitário na gestão 2021-2022.  O até então presidente, professor Oscar Alfonso Arellano, Universidade Nacional de Catamarca definiu sentir-se honrado por estar à frente do Zicosur em sua gestão, relembrou a importância do Grupo para a região e do trabalho realizado desejando um período próspero aos novos líderes. Segundo Miguel, assumir a presidência é assumir um compromisso com o fortalecimento da identidade de toda a região do Cone Sul, “através da integração entre as instituições por meio da pesquisa, por meio do ensino e por meio da cultura”.

Zicosur Universitário

O Zicosur Universitário é um grupo de Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, criado com o propósito de complementar e potencializar o processo de cooperação universitária da Zona de Integração Centro-Oeste Sul-Americana. Através de projetos e iniciativas de internacionalização, a parceria entre as instituições tem a finalidade de promover maior inserção internacional das instituições e incentivar o desenvolvimento econômico e social da região.

A diretora do Escritório de Relações Internacionais da UEPG, professora Sulany Silveira dos Santos avalia que iniciativas como o Zicosur Universitário são importantes para o fortalecimento da internacionalização e consolidação da qualidade de ensino. “Eu entendo que o Zicosur como uma rede-chave super importante, não só para a internacionalização, mas para o desenvolvimento da região”, explica.

Miguel avalia que o Grupo busca resolver problemas regionais das universidades integrantes, que se apoiam mutuamente. “É uma rede extremamente importante, principalmente porque essas universidades trabalham em prol do desenvolvimento regional”.

Sulany destaca que as Universidades que participam do grupo têm desafios semelhantes, e unidas passam a ter a oportunidades de trocar experiências, prestar auxílio e crescer juntas. “Eu entendo que a presidência do professor Miguel vai beneficiar muito a internacionalização, não somente da UEPG, mas das Universidades brasileiras que estão envolvidas, no sentido de incentivar a colaboração, tanto da pesquisa como do ensino e extensão”.

Miguel afirma que diversas metas para a sua gestão já foram traçadas, como a articulação do Congresso de Ensino Superior de 2028 na tríplice fronteira. “Temos também como objetivo buscar articulação das ações a partir da agenda 2030 da ONU. Ou seja, várias ações que integrarão essas instituições que estão em partes muito distintas desses países”.

Início das atividades

Na última segunda-feira (19), foi realizada a primeira reunião online de trabalho entre a equipe da nova gestão, para definir as pautas a serem trabalhadas, datas e cronograma de encontros virtuais entre a presidência, além de discutir a próxima plenária de reitores, que será realizada em março de 2023.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE