Cooperativas reivindicam interseção na PR-151 em PG | aRede
PUBLICIDADE

Cooperativas reivindicam interseção na PR-151 em PG

Representante cooperativista levou demanda ao Governo do Estado, informando que o tráfego de caminhões será intenso com a maltaria e as duas outras indústrias da Unium

Demanda do novo acesso foi exposta pelo presidente da cooperativa Agrária, Jorge Karl, ao vice-governador, Darci Piana, nesta semana
Demanda do novo acesso foi exposta pelo presidente da cooperativa Agrária, Jorge Karl, ao vice-governador, Darci Piana, nesta semana -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As cooperativas associadas na construção da Maltaria Campos Gerais e da queijaria, em obra realizada em Ponta Grossa, querem a construção de um acesso, na PR-151, para esses investimentos. A demanda foi repassada ao vice-governador do Paraná, Darci Piana, por Jorge Karl, presidente da cooperativa Agrária, de Guarapuava, que coordena o investimento da maltaria, junto com a Castrolanda, Frísia, Capal, Bom Jesus e Coopagrícola. O investimento somado, nesta primeira fase de construção da planta fabril, é de R$ 1,5 bilhão.

O encontro dos dois aconteceu no Agroleite, em Castro, nesta terça-feira. O vice-governador Piana, acompanhado pelo secretário da Agricultura, Norberto Ortigara visitou o estande da Maltaria Campos Gerais no evento, onde também foi recebido pelos presidentes da Castrolanda, Willem Berend Bouwman; da Capal, Erik Bosch; e da Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio. 

Na ocasião, Jorge Karl falou sobre a importância desta obra para o desenvolvimento da produção de cevada na região e na geração de empregos diretos e indiretos através do cooperativismo. Ele solicitou a atenção por parte do governo do Paraná, sobre a necessidade da construção de um viaduto na PR 151 de acesso tanto a Maltaria, como a indústria de lácteos e a futura queijaria da Frísia. “Com a pista dupla, precisamos desta obra, pois o tráfego de caminhões será intenso com a Maltaria e com as duas indústrias que existem ao lado da cooperativa Frísia”, informou. 

APORTE RECENTE

Uma intersecção em desnível foi construída e entregue, no segundo semestre de 2021, nas proximidades da fábrica, porém esse investimento beneficia quem sai da indústria de lácteos da Unium (UBL), que pode seguir para qualquer sentido. A nova interseção, solicitada por Karl, seria necessária para veículos de transporte que precisarão acessar as fábricas (UBL, queijaria e maltaria) e transitam no sentido Ponta Grossa - Castro/Norte Pioneiro/São Paulo, que precisam fazer o retorno em nível em frente à Fazenda Frank’Anna. 

Piana se comprometeu em levar o assunto ao conhecimento da Secretaria de Infraestrutura e para o governador Ratinho Júnior.

Obras têm 800 trabalhadores

Atualmente, cerca de 800 trabalhadores, contratados por quatro empreiteiras, se revezam diariamente no canteiro de obras da unidade. Algumas estruturas básicas da indústria já estão sendo erguidas. A intenção é que o espaço seja inaugurado no segundo semestre de 2023. Já as atividades da fábrica estão previstas para começar no início de 2024. A Maltaria Campos Gerais terá capacidade para produzir 240 mil toneladas de malte por ano, volume que hoje corresponde à 15% da demanda do mercado nacional.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE
</