PG reforça importância da vacinação contra a poliomielite | aRede
PUBLICIDADE

PG reforça importância da vacinação contra a poliomielite

A Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação segue até 9 de setembro.

A Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação segue até 9 de setembro.
A Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação segue até 9 de setembro. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a meta de vacinar 95% das mais de 21 mil crianças entre 1 ano e menores de 5 anos, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação de Saúde, está reforçando a importância dos pais e ou responsáveis procurarem as unidades de saúde para garantir a imunização contra a Pólio. A Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação segue até 9 de setembro.

A campanha visa vacinar crianças entre 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias que não se imunizaram contra a doença. A Campanha contra a Poliomielite acontece nas 21 salas de vacinação nas unidades de saúde da cidade. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.

A campanha ocorre simultaneamente com a vacinação contra a Covid-19, sendo possível se imunizar com ambas as vacinas. É preciso levar os documentos pessoais da criança e dos responsáveis e a carteirinha de vacinação.

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou a necessidade da obtenção de uma alta cobertura vacinal. “Ninguém tem dúvidas da importância do Programa Nacional de Imunizações, com ele nós erradicamos a poliomielite. O último caso foi em 1989. Nós temos que imunizar contra a poliomielite 15 milhões de crianças. É urgente que consigamos recobrar nossas coberturas vacinais, no mundo todo as coberturas caíram no período pandêmico”.

O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

Poliomielite

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14.3 milhões de pessoas, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Confira as unidades de saúde de Ponta Grossa que participarão da ação:

Adam Polan (Palmeirinha)

Alfredo Levandovski (Gralha Azul)

Antero de Mello (Rio Verde)

Antonio Russo (São José)

Carlos Ribeiro de Macedo (Parque do Café)

Cleon de Macedo (Vila Rubini)

Cyro de Lima Garcia (Oficinas)

Egon Roskamp (Santa Paula)

Jayme Gusmann (Vila Estrela)

João de Oliveira Bello (Guaragi)

José Bueno (Jacarandá)

José Carlos Araújo (Cará-Cará)

Júlio Azevedo (Vila Vilela)

Lauro Müller (Santa Maria)

Lubomir Antonio Urban (31 de Março)

Luis Conrado Mansani (Uvaranas)

Nilton Luiz de Castro (Tarobá)

Ottoniel Pimentel (Vila Cipa)

Roberto de Jesus Portela (Ronda)

Romulo Pazzinato (Nova Rússia)

Zilda Arns (Pq N. Sra. das Graças)

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE