Obras do Centro de Convenções da UEPG avançam

Reitor Miguel Sanches Neto e deputado federal Sandro Alex visitaram as obras nesta segunda-feira (21)

Deputado federal Sandro Alex ao lado do reitor Miguel Sanches Neto, em visita à obra do novo Centro de Convenções.
Deputado federal Sandro Alex ao lado do reitor Miguel Sanches Neto, em visita à obra do novo Centro de Convenções. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Reitor Miguel Sanches Neto e deputado federal Sandro Alex visitaram as obras nesta segunda-feira (21)

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o Deputado Federal Sandro Alex para acompanhamento das obras do Centro de Convenções do Cine Teatro Pax. A visita aconteceu na manhã desta segunda-feira (20). O prédio, de 4.407,06 m², possui investimento total de R$ 3.5 milhões e está na etapa final de construção e acabamento. O avanço das obras foi possível após o repasse de R$ 1,5 milhão, verba destinada pelo Deputado, enquanto Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná.

“Nós estamos na etapa final da entrega de um prédio que não vai apenas atender a UEPG, mas também praticamente a cidade e a região”, destaca Sandro Alex. Segundo o Deputado, a obra no Pax é importante e entra no pacote de ações e investimentos executados na UEPG e em Ponta Grossa. “Estamos muito felizes, é uma boa aplicação do dinheiro público. As pessoas poderão ter dimensão da grandeza desta obra e o quanto ela vai auxiliar não só a comunidade universitária, mas a cidade como um todo, que ganha um prédio belíssimo”, completa.

A obra do Pax é a mais antiga no planejamento de obras e reformas na UEPG, como informa o reitor Miguel Sanches Neto. “Era uma obra que se alongava pelos anos e que nós estamos conseguindo concluir com o apoio do Deputado Sandro Alex e do Governo do Estado do Paraná. É uma obra importante, porque ela é um anexo ao Cine Teatro Pax e vai poder trabalhar em consonância em eventos que serão de grande importância para o município e para a UEPG”. O novo prédio abrigará também alguns órgãos da Universidade. “Assim, eventos e atividades de pós-graduação e extensão poderão acontecer nesse espaço de mais de 4 mil metros quadrados”.

O anexo do Cine Teatro Pax é disposto em quatro pavimentos, todos acessíveis por meio de dois elevadores. Os dois primeiros pavimentos serão destinados à Escola de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), já os últimos, ao Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Ceppodi). “A obra é muito importante para a extensão e para a Proex, sobretudo porque dentro desse espaço nós poderemos trabalhar com diversos programas e projetos de extensão”, explica a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Édina Schimanksi, que acompanhou a visita do Deputado. “A grande novidade é que funcionará aqui a Escola de Extensão, que é um projeto novo que vai trabalhar justamente na formação extensionista de nossos discentes e docentes”, adiciona.

O espaço da Proex conta com sala de eventos, sala de exposições e recepção, copa para apoio na realização de eventos, assim como 3 auditórios, 4 salas de aula e 1 auditório com poltronas e tratamento acústico. O espaço de Direito tem 3 salas de aula, ampla sala de estudos multiuso, sala de apresentação de trabalhos, auditório, sala de videoconferência, além de sala de coordenação, sala de professores, gabinetes para atendimento individual e local de convivência. “A construção do anexo do Cine Teatro Pax foi concebida para ser executada em etapas, em função dos recursos financeiros disponíveis à época, sendo que a primeira versão do projeto arquitetônico foi elaborada e aprovada nos órgãos competentes em 2007”, informa Andrea Tedesco, pró-reitora de Planejamento (Proplan).

Na primeira etapa das obras, foram executados os serviços Preliminares, infraestrutura, superestrutura e cobertura. “A segunda e terceira etapas contemplavam vedação; esquadrias; revestimentos; pisos; instalações hidrossanitárias, pluviais e prevenção de incêndio; instalações elétricas, telefônicas e de lógica; sistemas de sonorização e iluminação; serviços complementares. Na quarta etapa, estavam previstos os serviços de elevadores; paisagismo; e serviços complementares”, adiciona o diretor de planejamento físico da Proplan, Matheus Carrer.

Após a realização do projeto, orçamento e organizações dos editais, pela Proplan, a Prefeitura do Campus (Precam) iniciou o processo de fiscalização da obra, na instalação de guarda corpo e corrimão das escadas e rampas; Instalação das portas internas; assentamento de porcelanato nas fachadas; assentamento do paver para calçamento; pintura interna e externa; além da instalação de dois elevadores, com capacidade de 8 passageiros cada. O acompanhamento do andamento da obra é feito por engenheiros civis da Precam, sob responsabilidade do diretor de obras, Elias Pereira, e Prefeito do Campus, Eduardo Pereira. “Estamos presencialmente todos os dias no próprio local acompanhando a execução dos serviços. Também são discutidos temas diversos relacionados a obra, com o responsável técnico da empresa contratada. É de responsabilidade também da Precam a medição mensal de serviços executados para então proceder os pagamentos”, complementa Eduardo.

Presenças

Estiveram presentes na visita do Deputado Sandro Alex o reitor Miguel Sanches Neto; pró-reitor de Assuntos Administrativos, Ivo Mottin Demiate; pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Édina Schimanski; assessora da Proex, Laise Ferreira Bourguignon Costa; diretor de obras da Precam, Elias Pereira; engenheira da Precam, Adriana Moura; e Sebastião Mainardes Júnior.