IPTU, ITBI e ISS poderão ser pagos com PIX | aRede
PUBLICIDADE

IPTU, ITBI e ISS poderão ser pagos com PIX

Tributos e taxas municipais agora também são recebidos via PIX. Ferramenta tem o objetivo de garantir agilidade, comodidade e segurança para o munícipe

Novidade foi anunciada nesta quarta-feira pela Prefeitura de Ponta Grossa
Novidade foi anunciada nesta quarta-feira pela Prefeitura de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Tributos e taxas municipais agora também são recebidos via PIX. Ferramenta tem o objetivo de garantir agilidade, comodidade e segurança para o munícipe

Prefeitura de Ponta Grossa anunciou, nesta quarta-feira (1), que a partir de agora, também passará a receber taxas e impostos municipais através do Pix. Dessa forma, ao invés de enfrentar filas ou esperar pelas compensações bancárias, os contribuintes de Ponta Grossa poderão pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto sobre Serviços (ISS), entre outros, por meio do pagamento eletrônico, que ocorre de forma instantânea.

O secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, informa que essa mudança garantirá maior agilidade e segurança nos pagamentos dos tributos e taxas, como também que a medida faz parte do processo de modernização da máquina pública. “Desta forma, o pagamento por Pix efetuado hoje, terá a baixa confirmada no dia seguinte”, relata Grokoviski. 

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tonia Mansani de Mira, reforça que a oferta dessa nova modalidade de pagamento aos contribuintes estava inclusa nas diretrizes de governança do ecossistema de inovação do município. “Está dentro dos eixos do Vale dos Trilhos, de simplificação e desburocratização. É a ‘jornada autônoma’ do usuário”, informou.

Apesar de começar a ser usado neste momento na cidade, a modalidade passou a fazer parte de pagamentos por parte dos governos Estadual e Federal. Neste ano, por exemplo, os proprietários de automóveis no Paraná já puderam optar por fazer o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) através do Pix, de qualquer banco (inclusive os digitais). Em âmbito federal, por exemplo, no envio da Declaração do Imposto de Renda de 2022, para quem tinha imposto a pagar, poderia fazer esse recolhimento dos valores devidos por meio do Pix; assim como quem tem imposto a restituir, poderá receber os valores por essa modalidade.

Para utilizar o Pix, o munícipe deverá acessar o serviço no site da Prefeitura de Ponta Grossa, normalmente como se fosse gerar o boleto para pagamento do tributo ou taxa. “Juntamente com o documento gerado, será disponibilizado o QR Code, que será aceito por qualquer instituição bancária”, explica Grokoviski.

Essa é mais uma simplificação apresentada na área de pagamentos por parte da prefeitura neste ano. Em abril, o município também anunciou a possibilidade de pagar via cartão de débito ou crédito os débitos em aberto com a Prefeitura. Desde então, é possível pagar contas em atraso de impostos como IPTU, ITBI, taxas e até valores já inscritos em Dívida Ativa.


Com informações das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE