Encontro Paranaense de Bibliotecários ocorre na UEPG
Cerca de 100 bibliotecários se inscreveram para o evento.
Publicado: 26/05/2022, 17:35

Cerca de 100 bibliotecários se inscreveram para o evento.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é palco de reencontro, nesta semana, para bibliotecários de todo o Brasil. O 7º Encontro Paranaense de Bibliotecários e 1º Encontro Sul-Brasileiro de Bibliotecários iniciou na noite desta quarta-feira (25), no Grande Auditório do Campus Central, com o tema “Bibliotecário e Mudança Social”. O evento reuniu bibliotecários e amantes da leitura, para atividades que seguem até esta sexta-feira (27), com palestras e debates sobre o papel do bibliotecário na sociedade.
O Encontrou iniciou com palestra do escritor e cronista Ignácio de Loyola Lopes Brandão, ocupante da Cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras. O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, enalteceu a presença do escritor e parabenizou a organização do evento. “No Brasil, nós precisamos de bibliotecas, para que nasça o escritor e o leitor. Nós não poderíamos herdar uma biblioteca se não fosse por meio das bibliotecas públicas”, esclarece. O reitor destacou o trabalho, em especial, dos bibliotecários do Paraná .
A organização do Encontrou preparou um momento de homenagem a Carmen Salete das Graças Pegoraro, bibliotecária há mais de 60 anos e que, atualmente, atua na Biblioteca da Universidade Estadual do Centro-Oeste. “É emocionante e surpreendente receber essa homenagem, porque vim para o evento como espectadora e jamais imaginei que seria homenageada”, comemora emocionada. Carmen reflete que o bibliotecário e a biblioteca são coisas indissociáveis e essenciais para a transformação da sociedade. “Eventos como esse são muito importantes, porque têm esse lado emotivo e festivo e é um chamar para a profissão, mostrando que existimos e estamos aqui, prontos a sermos agentes de transformação”, finaliza.
Com informações da Universidade Estadual de Ponta Grossa