Sanches Neto vence eleição e é reeleito reitor da UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Sanches Neto vence eleição e é reeleito reitor da UEPG

Atual reitor da universidade pública ficará à frente da Instituição por mais quatro anos; seu novo vice é Ivo Mottin Demiate.

Chapa 2, 'Sempre UEPG', venceu as eleições com um total de 1.004 votos
Chapa 2, 'Sempre UEPG', venceu as eleições com um total de 1.004 votos -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atual reitor da universidade pública ficará à frente da Instituição por mais quatro anos; seu novo vice é Ivo Mottin Demiate

Alunos, agentes universitários e professores escolheram o atual reitor, Miguel Sanches Neto, para liderar a reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) de 1º de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2026. As eleições encerraram na noite desta quarta-feira (13) e a chapa vencedora, que ainda conta com o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, foi a ‘Sempre UEPG’ com 1.004 votos (56,98%). A outra chapa, ‘UEPG: o importante é você’, teve como candidato a reitor Everson Augusto Krum e Vanderlei Schneider Lima sendo vice – eles receberam 758 votos (43,1%). Ao todo, foram 13.288 eleitores, sendo 9.595 abstenções e 3.693 votantes. Ainda houve 25 votos em branco e 53 nulos.

As votações do processo eleitoral iniciaram em 9 de abril, para os acadêmicos dos polos à distância da UEPG, bem como para os alunos do Campus de Telêmaco Borba. Nesta quarta-feira (13), as urnas foram colocadas tanto no Campus Central, como no Campus de Uvaranas. Além disso, o prédio do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) também recebeu uma urna. A estimativa da Instituição de Ensino Superior (IES) foi de que 11.267 pessoas participassem do processo eleitoral – a presença dos estudantes era facultativa, enquanto dos docentes e funcionários foi obrigatória.

Sobre a vitória, Miguel fala, emocionado, “gratidão”. Na sequência, ao ser questionado sobre o que a comunidade universitária pode esperar dessa nova gestão, ele ressalta que será “uma dedicação exclusiva para a universidade”, fala ao Portal aRede após o anúncio realizado pela UEPG. Já para Ivo, o novo vice-reitor da instituição, agora o momento é de “muito trabalho, compromisso. Esperamos conseguir cumprir nosso planejamento, com bastante trabalho e união da equipe. É isso que nós aguardamos, com o apoio de toda a comunidade”, conclui ao Portal aRede.

O cálculo dos votos aconteceu por meio da expressão ponderada, considerando o peso dos votos dos alunos, professores e agentes. A expressão consta no art. 73, conforme estabelecido pela Resolução Universitária n.º 36/2009. Foi considerada vencedora a chapa que obtive o maior valor numérico no cálculo da expressão. Com o encerramento da apuração e homologação do resultado, os nomes da chapa vencedora serão encaminhados ao Governador do Estado para a nomeação efetiva.

Promessa de campanha

Em entrevista realizada ao Portal aRede em 16 de março – relembre aqui, Miguel havia comentado que, caso fosse eleito reitor da UEPG, buscaria modernizar a universidade pública, ampliaria a participação da Instituição de Ensino Superior (IES) na comunidade, promoveria a reposição do quadro de pessoal, bem como buscaria o protagonismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Além disso, em bate-papo ocorrido em 8 de abril (veja aqui), ele falou sobre uma “gestão itinerante” dentro de sua gestão.

Histórico

A gestão de Miguel e Ivo será a 14.ª em vigência na UEPG, visto que a primeira iniciou em 6 de maio de 1970, com o professor Álvaro Augusto Cunha Rocha no cargo de reitor e o professor Odeni Villaca Mongruel, para o cargo de vice-reitor.

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE