Dólar cai e Aliel cobra redução nos preços dos combustíveis | aRede
PUBLICIDADE

Dólar cai e Aliel cobra redução nos preços dos combustíveis

Questionamentos foram encaminhados ao ministro de Minas e Energia, Bento Costa de Albuquerque.

Deputado federal de Ponta Grossa, Aliel Machado Bark (PV).
Deputado federal de Ponta Grossa, Aliel Machado Bark (PV). -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Questionamentos foram encaminhados ao ministro de Minas e Energia, Bento Costa de Albuquerque

O deputado federal de Ponta Grossa, Aliel Machado (PV), encaminhou esta semana ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), um pedido de informação destinado ao ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, sobre a política de preços da Petrobras. Segundo o documento, o parlamentar questiona o fato de a queda do dólar em 2022 não chegar nas bombas de combustíveis aos consumidores da mesma forma que se dá quando ocorre alta na moeda americana. 

"O presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) vem, desde o início de seu governo, mantendo a Política de Preços Internacionais (PPI) na Petrobras, implementada pelo seu antecessor em 2016. Com isso, é usado como critério o valor internacional dos barris de petróleo, cotado em dólar. Mesmo o governo sendo o maior acionista, essa alta só beneficia o capital privado, que vem lucrando bilhões, enquanto o cidadão brasileiro chega a pagar R$10 no litro da gasolina em algumas regiões”, afirma. 

No requerimento, Aliel questiona ainda quais as ações adotadas pela pasta para, ao lado da queda do dólar, fortalecer a diminuição dos preços dos combustíveis, além de cobrar quais medidas já foram adotadas e quais ainda são objetos de estudos. O deputado lembra que o dólar sofreu uma queda de 15% em relação ao real desde o início do ano, com tendência de cair ainda mais, mas até agora não houve diminuição dos combustíveis e, sim, novos reajustes.

Não foram poucas as oportunidades que o presidente usou a alta do dólar como justificativa para o aumento desenfreado dos combustíveis no Brasil. "Causa estranheza a alta do dólar ser a única desculpa do Governo Federal para o aumento do valor dos combustíveis e a sua diminuição não implicar em queda dos preços nas bombas de combustíveis em todo o país. Por que agora, com a queda, esse valor não cai?”, questiona o parlamentar ponta-grossense.

O deputado lembra ainda que o presidente tem concedido entrevistas atrelando apenas o aumento dos combustíveis ao dólar. “Eu não aumento. A Petrobras é obrigada a aumentar o preço, porque ela tem que seguir a legislação. Estamos tentando aqui buscar maneiras de mudar a lei nesse sentido. Porque não é justo você viver num país que paga tudo em real, é um país praticamente autossuficiente em petróleo e tem o preço do seu combustível aqui atrelado ao dólar", afirmou Bolsonaro em matéria publicada pelo site Poder 360 e destacada no requerimento protocolado por Aliel ao ministro de Minas e Energia.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE