Saiba como obter tratamento dentário gratuito em PG | aRede
PUBLICIDADE

Saiba como obter tratamento dentário gratuito em PG

O atendimento é disponibilizado através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Usuários contam suas experiências com o serviço.

Para se obter um tratamento dentário, o usuário deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência
Para se obter um tratamento dentário, o usuário deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência -

João Vitor Maciel/UniSecal

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O atendimento é disponibilizado através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Usuários contam suas experiências com o serviço

Quando se fala em tratamento bucal, logo se imagina em gastar muito dinheiro. Mas, você sabia que esse serviço também é encontrado no serviço público de saúde? Em Ponta Grossa, todo cidadão tem o direito de ser atendido pelo profissional dentista, e esse atendimento é encontrado em 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A saúde bucal é muito importante para todos. Ela vai muito além de prevenir apenas uma cárie, por exemplo, e evita a perda de dentes além de melhorar a autoestima. De acordo com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), para se obter um tratamento dentário, o usuário deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência, que conte com uma equipe de saúde bucal. Lá ele será acolhido e avaliado pelos profissionais, que farão o atendimento ou agendamento conforme a situação clínica diagnosticada.

Quais os serviços odontológicos prestados?

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), as equipes de saúde bucal ofertam procedimentos de restauração, extração, profilaxia, raspagens, aplicação de flúor, selantes, consultas de orientação de higiene oral e medidas de prevenção e promoção de saúde bucal, entre outros serviços.

O que não é fornecido?

A oferta das especialidades de Implantodontia e Ortodontia não estão no escopo da atenção primária, que é de responsabilidade do município. A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), orienta que os usuários procurem atendimento nas instituições de ensino que ofertam essas especialidades por um valor mais acessível.

O que dizem os usuários deste serviço

A ponta-grossense Érika Godói, conta que já conseguiu marcar atendimento através do telefone e pessoalmente. Ela disse que o serviço é de boa qualidade e que precisa melhorar apenas no período do tratamento. "Eles determinam um tempo e depois aumentam. Mas o atendimento é muito bom. Não tenho do que reclamar", disse.

Luciane Kochinski, que também é usuária do serviço odontológico público, relata que quando vai à Unidade Básica de Saúde (UBS), consegue atendimento. "Sempre vou ao posto. Se tenho dúvidas converso com a agente comunitária, me dou bem com os funcionários. Precisa melhorar com mais remédios para quem necessita", disse.

Tempo de espera

A Prefeitura informa, que para atendimento inicial não há grande demora, e que as situações de urgência são atendidas conforme avaliação clínica. A assessoria ainda ressalta que situações eletivas podem gerar uma espera de uma ou duas semanas dependendo do caso. 

Por João Vitor Maciel, sob supervisão de Helton Costa. Esta notícia faz parte do projeto de fortalecimento do Jornalismo Regional, do curso de Jornalismo da UniSecal em parceria com o Portal aRede/Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE