Colégio Positivo Master destaca vantagens do Ensino Bilíngue
Do aprendizado imersivo à fluência cognitiva na Língua Inglesa, descubra o que o Colégio Positivo Master tem a oferecer
Publicado: 14/03/2022, 18:51

Do aprendizado imersivo à fluência cognitiva na Língua Inglesa, descubra o que o Colégio Positivo Master tem a oferecer
Mais do que aulas de inglês, aulas em inglês, mais do que um período regular, um período estendido. Para entender o Ensino Bilíngue do Colégio Positivo – Master, é preciso saber que o aprendizado de uma segunda língua vai muito além de compreensão, fala e escrita. No Positivo, o bilíngue é uma vivência.
O aprendizado escolar que abrange simultaneamente dois idiomas como meio de ensino é chamado de Ensino Bilíngue. Nele, a segunda língua também é usada como recurso de instrução para desenvolver um componente curricular, tal qual a língua materna. No Colégio Positivo – Master, o Ensino Bilíngue é focado na língua inglesa, então, os alunos aprendem o contexto matemático, científico e social, entre outros, em inglês, absorvendo expressões e desenvolvendo raciocínio e cognição como um falante da língua.
Para alunos da Educação Infantil, é ofertada a modalidade Bilíngue Plus e, para os alunos a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Bilíngue Premium.
No Bilíngue Plus, as aulas de Music, Art, Movement e Projects são ministradas em língua inglesa, em período estendido, por dois dias na semana. A musicalidade, a expressão artística e os movimentos corporais são instrumentos importantes para a aquisição linguística, porque são parte do universo infantil, além disso, as aulas de Projects, que seguem a metodologia de trabalho por projetos, baseiam toda sua prática nos interesses trazidos pelos estudantes, tornando, dessa forma, o aprendizado mais significativo. Assim, a aquisição da língua e dos conteúdos escolares acontece de forma simultânea. Os demais dias podem ser complementados com o Clube PEX, que são módulos temáticos ministrados na língua-mãe, e, com isso, o aluno tem a possibilidade de frequentar o período estendido por até cinco dias na semana.
No Bilíngue Premium, os estudantes contam com um currículo bilíngue integrado, em período estendido, com até 50% das aulas ministradas em língua inglesa. Ou seja, ao longo do dia, os alunos têm aulas do currículo nacional ministradas em português e do currículo internacional ministradas em inglês, e o aprendizado se estende aos momentos descontraídos, como lanche e playtime, proporcionando uma verdadeira experiência imersiva na língua inglesa. Por meio da translinguagem, os estudantes transitam de forma natural entre as duas línguas de instrução, utilizando seu repertório linguístico como um todo e construindo e consolidando sua fluência cognitiva.
“No Bilíngue Premium, iniciamos a nossa Jornada de Cambridge (Cambridge Journey) com os componentes mais relevantes desse currículo, utilizado somente por escolas bilíngues e internacionais. Estamos falando de Math e Science que, alinhados ao currículo nacional, capacitam nossos alunos para uma vida acadêmica de possibilidades ampliadas, por exemplo, realizar, no 6º e no 9º ano, exames internacionais da Universidade de Cambridge, os chamados checkpoints. Além disso, também temos o componente Global Perspectives que, por meio do estudo de temas de relevância social, permite instrumentalizarmos nossos estudantes para atuarem em um mundo globalizado, desenvolvendo habilidades como trabalho em grupo, cooperação, análise de dados etc.”, comenta a professora Ana Paula Teixeira, coordenadora do Ensino Bilíngue do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP).
Segundo pesquisa levantada pela empresa de consultoria de recrutamento e seleção, Hays, hoje em dia, o inglês aparece como a língua mais requisitada na comunicação interna das empresas, com 91%. E não é apenas o mercado de trabalho que exige a língua, cada vez mais o inglês se faz presente em nosso dia a dia. Julie Pontarollo é administradora e mãe dos alunos Lorenzo e Felipe, de 7 e 3 anos, respectivamente. Lorenzo cursa o 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Felipe cursa o Infantil 3. A mãe analisa essa percepção fazendo uma projeção para o cenário futuro: “pelo fato de a gente viver num mundo globalizado, as culturas estão mais próximas. Hoje em dia, a gente não precisa viajar para um outro país para ter a necessidade de um segundo idioma: ele está na palma da mão, no celular, está no computador, nos filmes, nos esportes, nos noticiários. Lá para frente, entendo que é uma necessidade básica meus filhos já terem o inglês. No colégio, eles não ficam naquela situação maçante de ter que aprender, decorar e repetir, pelo contrário, com a imersão, o conteúdo entra de uma forma muito espontânea, mais fácil, eles vão vivenciando, brincando e aprendendo. Às vezes, estamos em casa e eles muito naturalmente começam a falar algumas palavras, o menor de repente começa a contar em inglês, o mais velho canta musiquinhas, vejo que é tudo muito fluido, suave e prazeroso para os dois”.
Para quem ainda está se perguntando se compensa colocar seu filho no Ensino Bilíngue, vale a pena agendar uma visita na escola, que está sempre de portas abertas para receber os pais e tirar todas as dúvidas.