Rangel destaca projetos de inovação para o Paraná
Ex-prefeito de Ponta Grossa esteve se reunindo com o governador do Estado, Ratinho Junior, para falar de tecnologias.
Publicado: 02/02/2022, 19:35

Ex-prefeito de Ponta Grossa esteve se reunindo com o governador do Estado, Ratinho Junior, para falar de tecnologias
O atual superintendente geral de inovação do Paraná, Marcelo Rangel, se reuniu nesta quarta-feira (2), com o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior. Durante o encontro, projetos de inovação foram discutidos, entre eles a tecnologia ‘BIN’ e a ampliação das atividades do Paraná Serviços. Em conversa com o Portal aRede, o ex-prefeito de Ponta Grossa deu mais detalhes sobre o bate-papo com o chefe do Poder Executivo do Paraná.
O primeiro assunto foi a ampliação de recursos tecnológicos para os prefeitos do Estado. Segundo ele, a intenção é reunir todas as lideranças para a apresentação dessas inovações. “Nós sabemos que na inovação, na tecnologia, o mais difícil é a contratação, porque passa por um processo muito burocrático e demora muito tempo. Muitas vezes, os órgãos de controle interno das prefeituras acabam rejeitando qualquer tipo de proposta de avanço”, explicou. Com isso, a proposta do Estado é facilitar o acesso dos prefeitos a essas tecnologias paranaenses.
Na sequência, o tema foi a tecnologia ‘BIM’. O ‘Building Information Modeling’ é uma tecnologia utilizada em projetos de engenharia e construção civil. A vantagem, é que ela oferece uma simulação completa do ambiente construído, além da análise e acompanhamento de custos e cronograma, permitindo um planejamento e execução mais eficientes da obra. “Tudo o que for projeto do Estado, nós vamos priorizar o sistema BIM, porque não é mais preciso de aditivos (em contratos) e a economia é muito grande, porque o projeto sai perfeito. Essa é uma tecnologia nova, que estamos implantando também”, comentou.
Emprego
Por fim, o último assunto da conversa com o governador foi o ‘Paraná Serviços’. A plataforma que ajuda profissionais a terem mais acesso a oportunidades de trabalho, deve receber uma nova ajuda. De acordo com Marcelo, as Agências do Trabalhador começarão a fazer o cadastro desses profissionais, que acabam tendo dificuldade de se cadastrarem na plataforma do Estado. “Agora, a Agência do Trabalhador está se propondo a fazer esse cadastramento gratuito, no momento que esses profissionais forem nas agências”, explicou o superintendente geral de inovação, que adiantou que a ajuda também deverá chegar aos Microempreendedores Individuais (MEIs).