Partículas de vulcão deixam céu colorido em PG
O fenômeno se dá quando a luz do sol bate nas partículas do vulcão.
Publicado: 02/02/2022, 08:37

O fenômeno se dá quando a luz do sol bate nas partículas do vulcão.
Os ponta-grossenses têm contemplado um pôr do sol de tirar o fôlego nos últimos dias. Diversas imagens estão sendo registradas por internautas que mostram o céu cor de rosa ou até mesmo alaranjado, com cor de fogo. De acordo com meteorologistas, a coloração diferenciada é por conta de partículas de um vulcão submarino que entrou em erupção em Tonga, no Pacífico, e que viajou milhares de quilômetros e chegou no Brasil, inclusive em Ponta Grossa.
De acordo com o Climatempo, o que as imagens mostram são os aerossóis produzidos pela explosão do vulcão de Tonga que já estão presentes na alta atmosfera sobre os estados. A coloração ocorre quando a luz do sol bate nas partículas do vulcão. O fenômeno deve ser possível de ser visto ainda nas próximas semanas, se as nuvens permitirem.
Consequências do vulcão
A erupção do vulcão ocorreu em 15 de janeiro. A força dela superou a de uma bomba atômica e provocou um tsunami. Na quinta-feira (27/1), um terremoto atingiu Tonga, ainda como consequência do vulcão. Cinco pessoas morreram.
No Tonga, um cabo óptico foi rompido, o que cortou a comunicação do país.
Com colaboração do Correio Braziliense.