Projeto da UTFPR lança Sonda Estratosférica | aRede
PUBLICIDADE

Projeto da UTFPR lança Sonda Estratosférica

O lançamento do projeto aconteceu no último sábado em Turvo

O lançamento do projeto aconteceu no último sábado em Turvo.
O lançamento do projeto aconteceu no último sábado em Turvo. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O lançamento do projeto aconteceu no último sábado em Turvo

A equipe Orion Aerospace Design é um projeto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa, o qual visa a construção de Mini Foguetes, Nanossatélites e Pesquisas voltadas para a área da Astrobiologia e Astronomia. O projeto Cápsula Up! é uma modalidade de evento de Pesquisa Científica, que através do uso de um balão meteorológico levou microrganismos para serem expostos à estratosfera, para poderem ser analisadas as possíveis alterações no metabolismo desses microrganismos após sua exposição às condições de estresse.

O lançamento ocorreu no último sábado (11), na cidade de Turvo, sendo este o primeiro lançamento da equipe, em parceria com alunos mestrandos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e também com a Força Aérea de Curitiba, a qual esteve monitorando toda área atmosférica, desde o lançamento até a recuperação da sonda. 

Com o auxílio de um balão atmosférico, o qual foi preenchido com gás hélio, a sonda subiu cerca de 35 Km acima do nível do mar, atingindo a estratosfera, resultando em 22 horas de voo até sua recuperação. Através de um sistema de GPS, utilizado em parceria com alunos da UEPG, foi possível acompanhar toda a rota realizada pela sonda, passando pelo estado de São Paulo e Paraná, sendo recuperado nas proximidades da COAMO em Moreira Sales, cidade no interior do estado do Paraná. Após a recuperação da sonda foi possível analisar todos os dados obtidos do lançamento, assim como pressão, temperatura e altitude durante o voo. 

Os dados de telemetria estão sendo analisados em conjunto com os microorganismos, obtendo resultados de variações resultantes de todo o voo em diferentes cenários.

A área de Pesquisa da equipe já estuda esses microrganismos em laboratório desde o ano de 2020 e escolheu com cuidado as espécies a serem levadas na cápsula, assim como os preparou para serem lançados. Os resultados desse experimento servirão de base para a elaboração de estudos científicos, além da divulgação de ciência para toda a comunidade acadêmica da UTFPR. 

O projeto visa também a divulgação científica externa, incentivando a pesquisa vinda de jovens de ensino médio de escolas públicas e privadas, que terão a oportunidade de estarem participando de futuros lançamentos da equipe Orion Aerospace Design, desenvolvendo pesquisas similares e aprofundando seus conhecimentos em ciência e tecnologia dentro do projeto de competição StarLab da equipe.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE