TJ dá 30 dias para Prefeitura atender famílias no ‘Andorinhas’ | aRede
PUBLICIDADE

TJ dá 30 dias para Prefeitura atender famílias no ‘Andorinhas’

Decisão vem após o Tribunal entender que “não há um plano de desocupação e nem mesmo compromisso da Prolar em destinar as famílias para um local digno”.

Famílias ocupam o espaço desde o último sábado (4), em Ponta Grossa.
Famílias ocupam o espaço desde o último sábado (4), em Ponta Grossa. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Decisão vem após o Tribunal entender que “não há um plano de desocupação e nem mesmo compromisso da Prolar em destinar as famílias para um local digno”

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – 18ª Câmara Cível (TJ/PR), em resposta ao recurso de agravo de instrumento realizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), decidiu realizar “providências acauteladoras” sobre a situação no ‘Parque das Andorinhas’. Famílias, lideradas pela Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), ocupam desde o último sábado (4) o local, que pertence à Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar). As lideranças do FNL afirmam que a ocupação se deu pela situação “desesperadora” da economia brasileira, além da falta de “sensibilização política” por parte do Poder Executivo ponta-grossense.

Na decisão do desembargador Fernando Prazeres, ele cita que “não há plano de desocupação e nem mesmo compromisso da Prolar em destinar as pessoas a serem removidas a local adequado e digno”. Por conta disso, fica o “imediato congelamento da invasão, isto é, não devem ser admitidas outras pessoas no local, nem mesmo construídas outras unidades de habitação, ainda que precárias e de fácil remoção”. Nesse caso, para que ocorra o cumprimento da providência, o desembargador pede a “expedição de mandado para a intimação das lideranças da ocupação e das pessoas eventualmente identificadas, ficando desde já arbitrada a multa de R$ 1 mil por dia”, caso seja descumprida a medida.

Além disso, o TJ/PR pede o cadastramento das pessoas que estão acampadas no ‘Parque das Andorinhas’, com o objetivo de “futuro encaminhamento a abrigos ou inclusão em programas sociais”. Para isso, o desembargador determina a intimação do Município de Ponta Grossa para que, “através de seus órgãos de assistência social, faça o cadastramento das pessoas e famílias alojadas na área em litígio, num prazo de até 30 dias”, explica na decisão.

Por fim, o desembargador deu 15 dias para a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade para responder às pretensões apresentadas, e que se oficie-se à Comissão de Conflitos Fundiários do TJ/PR, solicitando a análise do caso e a possibilidade de uma intervenção.

Reintegração de posse

Na última segunda-feira (6), a Justiça recusou um pedido da PMPG para a reintegração de posse da área, que pertence a Prolar e está abandonada há anos. Segundo o Poder Executivo, o local do ‘Parque das Andorinhas’ será destinado a 95 famílias cadastradas na Companhia de Habitação de Ponta Grossa. A maioria das famílias que participam da ocupação estão cadastradas na fila da Prolar, esperando por uma moradia – de acordo com o procurador-geral do Município, Gustavo Schemim da Matta, 17 mil famílias estão na fila. Confira mais detalhes clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE