Coro Cidade apresenta concerto com música judaica em bairros

Seguindo a proposta de descentralização das atividades culturais, o Coro Cidade de Ponta Grossa (CCPG) apresenta nos dias 30 e 31/03 e 03 de abril um pouco da religiosidade e da tradição judaica. O concerto, intitulado ‘Os Sons do Entardecer: Letra e Música na Tradição Judaica’, retrata, em 19 canções, alguns salmos e orações cantados em hebraico. A entrada é gratuita.
As apresentações vão acontecer em três comunidades diferentes da cidade: no Centro, na Igreja Luterana Bom Pastor (30/03, às 20h), na Santa Paula, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe (31/03, às 20h), e na Palmeirinha, na Igreja Nossa Senhora do Pilar (03/04, às 20h). “Além das igrejas oferecerem uma acústica favorável aos concertos de canto-coral, tirar as apresentações dos teatros descentraliza a cultura, permitindo que mais pessoas tenham acesso aos bens culturais da cidade”, comenta a maestrina e diretora artística do CCPG, Carla Roggenkamp. Criado em 2008, o Coro é um corpo artístico mantido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e conta hoje com 24 cantores ponta-grossenses.
Segundo a maestrina, serão apresentadas melodias folclóricas e tradicionais do povo judeu, além de salmos em português que vinculam a tradição judaica à cristã. O rabino Samuel Zakai explica que os salmos estão presentes em quase todas as orações judaicas, principalmente durante o Shabat (um dia festivo que inicia no pôr-do-sol da sexta-feira até o entardecer de sábado). Na celebração, os fiéis rezam uma sequência de salmos antes da primeira refeição do dia. “Salmo é uma tradição de poetas judeus que, inspirados pelas situações em que viviam, escreveram suas composições, que trazem pitadas da profecia. Ele é muito presente na cultura e na tradição judaica”, conta o rabino.
Dia 30/03 (quarta-feira)
Local: Igreja Luterana Bom Pastor
Endereço: Avenida Dr. Francisco Búrzio, 680 - Centro
Horário: 20h
Dia 31/03 (quinta-feira)
Local: Igreja Nossa Senhora de Guadalupe
Endereço: Rua Erveira, 145 - Santa Paula
Horário: 20h
Dia 03/04 (domingo)
Local: Igreja Nossa Senhora do Pilar
Endereço: Rua Jaguapitã, 286 - Palmeirinha
Horário: 20h





















