Conselho aprova criação do curso de filosofia na UEPG
Publicado: 21/03/2016, 15:57
O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aprovou a criação do curso e o projeto pedagógico de Licenciatura em Filosofia. A decisão saiu na última quinta-feira (17). Na oportunidade, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, reitor da instituição, tratou como fundamental e necessária a criação do curso de Filosofia, enfatizando os méritos dessa importante área do conhecimento. A partir da conclusão dos trâmites internos, o projeto será encaminhado ao Governo do Paraná para as providências necessárias à aprovação de oferta e ao funcionamento do curso.
Durante a reunião do Conselho Universitário, o professor doutor Fernando Cerri, diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SECIHLA), salientou o esforço da comissão para atender às exigências legais do projeto do curso. Ainda pontuou que o setor oferece as condições mínimas necessárias para iniciar o funcionamento do curso, alocado provisoriamente junto ao Departamento de Educação. Para o professor doutor Rogério Vitkowski, presidente da comissão de implantação do Curso, a aprovação representa um ganho à formação de professores para a educação básica, área específica da filosofia.
O professor Rogério registra que a UEPG é a única universidade pública paranaense que ainda não oferece o curso de graduação de licenciatura em Filosofia. “A formação de professores da área poderá qualificar as aulas da educação básica e atender a uma importante demanda regional de professores”. Como membro da comissão, o professor doutor Carlos Willians Morais considera que, além da demanda de formação de professores para a educação básica, a filosofia tem por mérito estabelecer uma importante base de reflexão e diálogo sobre a produção científica teórica e prática da universidade e da sociedade.
Informações da Assessoria de Imprensa.