PUBLICIDADE

Estado destina R$ 1,5 mi para concluir ‘Centro do Pax’

Anúncio aconteceu durante o evento do 'Programa Robótica Paraná', no hall da reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Centro de Convenções do Cine Teatro Pax passará por reformas
Centro de Convenções do Cine Teatro Pax passará por reformas -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Anúncio aconteceu durante o evento do 'Programa Robótica Paraná', no hall da reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Na manhã desta quinta-feira (30), o Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, anunciou a destinação de R$1,5 milhão para a conclusão da obra do Centro de Convenções do Cine Teatro Pax, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O anúncio aconteceu durante o evento do Programa Robótica Paraná, no hall da reitoria da UEPG.

O Secretário destacou a importância do Centro de Convenções para a comunidade dos Campos Gerais, não somente para a Universidade. “Essa é uma construção de muitos anos, um projeto grandioso e precisa ser concluído. Com essa verba, conseguimos fazer a finalização para que, em 2022, a gente possa entregar à comunidade, não só acadêmica, mas também a toda a população, um prédio à altura do desenvolvimento regional e do desenvolvimento da nossa UEPG”, enalteceu Sandro Alex.

O reitor, professor Miguel Sanches Neto, agradece a destinação da verba para conclusão da obra. “O Secretário Sandro Alex é um grande incentivador e parceiro dessa proposta, desde o início”. Sanches rememora que, quando assumiu a gestão da Universidade, havia muitas obras paradas ou que não estavam sendo executadas. “Realizar e concluir as obras na Universidade é nossa prioridade. O Centro de Convenções do Pax é uma delas. Será a maior estrutura do gênero nos Campos Gerais, com quatro mil metros quadrados”, descreve.

“Esta é, atualmente, a obra mais importante e de valor mais significativo da UEPG”, destaca o prefeito do Campus, Eduardo Pereira. A verba recebida será utilizada para licitar a finalização da obra. “Toda a equipe da Precam e Proplan trabalhou nos últimos meses de forma intensa para atualizar todos os projetos, especificações e planilhas orçamentárias para que nesse momento da licitação, o projeto fosse o mais assertivo, para nos facilitar inclusive o processo de fiscalização dessa obra”, explica. “A notícia desse repasse nos deixa animados e motivados para enfim concluirmos essa obra, que terá um uso significativo para toda a comunidade”.

Cine Teatro Pax

Originalmente, o prédio construído pela Capelania dos ferroviários da Rede Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC), liderada pelo Frei Elias, abrigava o Cine Pax, nas décadas de 1960 e 1970. É o maior teatro da cidade, em estilo modernista. O Cine Teatro Pax foi doado à UEPG pelo município de Ponta Grossa em 2006, e as obras de restauração do teatro e construção do Centro de Convenções, um dos principais projetos da Universidade, tiveram início em 2009.

Quando concluído, o espaço será o maior centro de convenções dos Campos Gerais, com quatro pavimentos e área construída de 4.407,06 metros quadrados. O prédio terá elevadores de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, e as instalações sanitárias em todos os andares contam com equipamentos de acessibilidade. Além disso, está previsto estacionamento coberto e estacionamento externo; salas amplas para eventos simultâneos, auditórios e uma sala para exposição de filmes; espaço para vivência; salão para exposições e áreas de serviço.

Como conta Elias Pereira, diretor de Obras da Prefeitura do Campus (Precam), a obra está em fase de acabamento. Com a verba estadual e recursos próprios da UEPG, serão feitos acabamentos em esquadrias, colocação de portas, forros, pisos e revestimentos externos, parte das instalações elétricas e hidráulicas, entrada lateral em paver, finalização da guarita, ligação na rede de alta tensão e instalação de equipamentos de ar condicionado.

Robótica Paraná

No evento, o Governo do Estado distribuiu kits educacionais de robótica para atender escolas estaduais de municípios dos Campos Gerais, para as cidades de Castro, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Imbaú, Ortigueira e Reserva. A iniciativa, que faz parte do programa Robótica Paraná, destina 10 kits para cada escola com foco no desenvolvimento de projetos tecnológicos em aulas de robótica oferecidas para estudantes do Ensino Médio. O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.

Além do Secretário Sandro Alex, estavam presentes no evento o Secretário de Educação do Estado do Paraná, Renato Feder; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Sleutjes;  o deputado estadual, líder do governo e presidente da Comissão de Educação, Hussein Bakri; o deputado estadual Emerson Bacil; o deputado estadual Alexandre Amaro; a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; o prefeito de Castro, Moacyr Fadel; o prefeito de Palmeira, Sérgio Belich; o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro; representando a reitoria da UEPG, o pró-reitor de Graduação, professor Carlos Willians Jaques Morais; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Giovani Favero; o pró-reitor de Recursos Humanos, Gilmar Mazurek; o prefeito do Campus, Eduardo Pereira; a coordenadora de Comunicação da UEPG, Luciane Navarro; além de autoridades locais e regionais.

Com informações: Assessoria de Imprensa UEPG.

Assuntos semelhantes:

Inscrições para PSS 2021 encerram nesta quinta-feira.

Pesquisa da UEPG aponta transmissão da variante Delta.

Vestibular da UEPG trouxe oportunidades de inclusão.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE