UEPG planta cerejeiras para homenagear vítimas da covid | aRede
PUBLICIDADE

UEPG planta cerejeiras para homenagear vítimas da covid

O reitor Miguel Sanchez Neto participou do plantio junto a servidores e professores da Universidade

O plantio em homenagem as vítimas contou com a presença de serviores, pró-reitores, professores e o Reitor Miguel Sanchez Neto
O plantio em homenagem as vítimas contou com a presença de serviores, pró-reitores, professores e o Reitor Miguel Sanchez Neto -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O reitor Miguel Sanchez Neto participou do plantio junto a servidores e professores da Universidade

No fim de tarde, o céu já assumia tons alaranjados, quando um grupo de pessoas se reuniu em frente à Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Campus Uvaranas, para prestar uma homenagem. O trio de cerejeiras brancas foi plantado nesta quarta-feira (22) a muitas mãos: reitor, servidores, professores, pró-reitores e outros membros da gestão da Universidade.

O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, lembra que a data escolhida marca o início da primavera. “As cerejeiras, no Japão, são símbolo da resistência e da resiliência, e neste momento de pandemia, em homenagem a todos que sobreviveram e em memória a todos que morreram, estamos plantando essas belas árvores para que elas possam florir aqui no nosso campus”.

A pandemia de Covid-19 levou, até a data que marca a homenagem, 1275 vidas em Ponta Grossa, que registrou mais de 50 mil casos da doença. No Paraná, são 1.489.951 casos e 38.407 óbitos. E no Brasil, são 591.440 vidas perdidas pela Covid-19, com cerca de 21,3 milhões de casos.

O local não foi escolhido aleatoriamente: o diretor de Gestão Ambiental da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), João Paulo Dlugosz, conta que foi feito um planejamento do local, para não interferir em canos, fios e tubulações, além de ser uma área que não tem previsão de ampliação ou construção futura. “O local escolhido foi as proximidades do prédio da Reitoria, devido ao propósito do ato e o entendimento da DGA de que este merecia um local de destaque e visível no Campus Uvaranas”, enfatiza. “Esse planejamento de plantio vem sendo implantado pela Proplan, com todas as suas diretorias alinhadas, visando a ocupação sustentável do Campus, onde as árvores são plantadas pensando em seu crescimento e desenvolvimento futuro, e em locais onde possam contribuir com suas propriedades para o bem-estar geral da comunidade e das instalações atuais e que ainda estão por vir na UEPG”.

As árvores cerejeiras chegam a uma altura de 4 a 10 metros e mudam de cor conforme a estação. As folhas surgem bronzeadas, se tornam verdes e mudam para amarelo ou vermelho no outono, antes de cair. No fim do inverno, surgem as flores, que são brancas, na variedade plantada neste local do Campus, e que tomam conta de toda a árvore, formando uma linda florada, que dura apenas alguns dias. As mudas foram adquiridas em Porto Amazonas.

A Prefeitura do Campus fez o preparo do terreno para o plantio e tem um trabalho contínuo de plantio e manejo de espécies nas áreas da Universidade, como explica o prefeito do Campus, professor Eduardo Pereira. “A iniciativa também tem o simbolismo da resiliência da comunidade acadêmica, que mesmo frente a todas as dificuldades enfrentadas na pandemia, tem se reinventado e superado os desafios”, complementa. “Para as vitimas da Covid-19, é nossa homenagem, e aos sobreviventes irá simbolizar toda a superação deste momento único da nossa história”.

Foi um trabalho em conjunto: cada colaborador presente contribuiu com uma pá de terra para o plantio das mudas. Na conversa informal que marcou o momento de homenagem, a lembrança da pandemia de Covid-19 se mesclou a comentários sobre a beleza do Campus Uvaranas, florido e verdejante com a chegada da Primavera.

Uma placa vai completar e eternizar a homenagem, com um haicai de Matsuo Bashō, um dos mais ilustres poetas japoneses.

Placa

Não esquecer

que até na mata mais cerrada

desabrocham flores de cerejeira

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE