Belezas de PG atraem turistas de todo o país | aRede
PUBLICIDADE

Belezas de PG atraem turistas de todo o país

Cidade abriga vários atrativos culturais e de natureza. Estado elabora planos para a cidade visando a retomada

Cidade abriga vários atrativos culturais e de natureza. Estado elabora planos para a cidade visando a retomada
Cidade abriga vários atrativos culturais e de natureza. Estado elabora planos para a cidade visando a retomada -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cidade abriga vários atrativos culturais e de natureza. Estado elabora planos para a cidade visando a retomada

Ao longo destes 198 anos de história, Ponta Grossa se consolidou como um polo turístico paranaense. Além de uma localização privilegiada, a cidade dispõe de uma série de atrativos naturais que ajudam a potencializar a chegada de visitantes. Atualmente, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo tem o município como uma das principais esperanças para a retomada do setor, que está sendo implementada a partir de uma estratégia de regionalização.

De acordo com o responsável pela pasta, Márcio Nunes, Ponta Grossa possui os aspectos necessários para se destacar em nível nacional e internacional. “A região dos Campos Gerais é um destino muito importante, que conta com diversos produtos de qualidade. O turismo de Ponta Grossa pode ser considerado uma âncora para todo o Paraná”, destacou o secretário em entrevista concedida ao Jornal da Manhã. Na oportunidade, ele também citou a extensa gama de opções existentes no município.

O principal atrativo da cidade é o parque de Vila Velha, que atualmente é administrado pela empresa Soul Parques. Criado em 1953, o espaço contempla uma área superior a 3 mil hectares. As principais atrações são os Arenitos, que consistem em formações rochosas de formas variadas, sendo ‘A Taça’ o monumento natural mais conhecido. Outras opções exuberantes disponíveis no Parque são as Furnas e a Lagoa Dourada, que tem este nome devido à coloração que apresenta quando reflete a luz do sol. A partir da nova concessão, o parque também passou a oferecer atividades ligadas ao turismo de aventura.

Ainda no âmbito natural, o Buraco do Padre é outro ponto turístico que proporciona uma experiência única. O local é uma espécie de anfiteatro subterrâneo com uma cascata de 30 metros de altura, formada pelo Rio Quebra Perna. Para chegar até lá, é necessário percorrer uma trilha de 1 km. Devido à acessibilidade, cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção podem percorrer a trilha principal.

A represa de Alagados também estabelece o contato direto com o meio ambiente. Localizado a 20 km da cidade, o lago artificial formado a partir do Rio Pitangui é o maior responsável pelo abastecimento de água na cidade. O local disponibiliza atividades ligadas à natureza, como o remo, Windsurf, pesca, natação entre outras. A cidade também abriga diversas quedas d’Água, como o Canyon e a cachoeira do São Jorge, que oferecem condições ideais para o rappel.

Um exemplo da rica cultura existente em Ponta Grossa é a MunchenFest, o principal evento gastronômico e cultural da cidade. Esta é a única festa com apoio do Consulado da Alemanha no Sul do Brasil. Promovida há quase 30 anos, a festividade anual proporciona aos visitantes o encontro perfeito com a culinária e com os costumes alemães no país.Além disso, a cidade é reconhecida pela realização do Festival Nacional de Teatro Amador (Fenata). Realizado desde 1973, o evento é um dos festivais mais antigos do País. Com mais de 1,5 mil grupos participantes em toda a sua história, o Fenata atende as categorias adultas e infantis, envolvendo toda a cidade e região do Paraná.

Voos devem potencializar o setor

O turismo dos Campos Gerais será um dos segmentos mais beneficiados a partir da retomada dos voos em Ponta Grossa. Atualmente, as duas empresas que realizam operações na cidade aguardam o cenário pós-pandemia para recuperar o fluxo de viagens. A Azul Linhas Aéreas optou pela suspensão das ações na cidade no dia 23 de março de 2020. Até então, eram realizadas operações diárias na linha para Campinas (SP). A Voepass também está com as atividades paralisadas. A empresa implementou voos de Ponta Grossa para São Paulo e Foz do Iguaçu, que devem estimular a chegada de visitantes.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE