Aplicativo vai ajudar PG em ações de planejamento | aRede
PUBLICIDADE

Aplicativo vai ajudar PG em ações de planejamento

Imagem ilustrativa da imagem Aplicativo vai ajudar PG em ações de planejamento
-

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), em um trabalho conjunto com diversas secretarias municipais e órgãos de administração pública, acaba de concluir a primeira etapa do mapeamento de informações que servirá para orientar o desenvolvimento da cidade e os investimentos públicos em áreas como saúde, educação e infraestrutura urbana.

A equipe do Iplan trabalhou no levantamento e mapeamento de dados ao longo dos últimos anos, contando com a colaboração de cada secretaria municipal; e o Cadastro Técnico Municipal (CTM) inseriu as informações no sistema corporativo da Prefeitura. O município cadastrou os serviços oferecidos, mostrando em que ponto da cidade eles estão localizados. Na prática, isso servirá tanto para a comunidade acadêmica, como também para a população de forma geral, explica o presidente do Iplan, Paulo Barros. “A universalização da informação é importante para que todas as pessoas tenham acesso, seja na obtenção de dados técnicos ou para conhecimento dos equipamentos públicos de seu bairro. O Iplan desenvolveu esse levantamento de dados e acreditamos que será útil, na atualização do Plano Diretor e no planejamento para novos investimentos do Município. Suponhamos que um novo loteamento esteja sendo aprovado pela Prefeitura; por meio desse sistema, é possível para o empreendedor propor áreas institucionais a serem reservadas para a instalação de equipamentos públicos como escola ou unidade de saúde”. O acesso ao sistema pode ser feito através do portal da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br), no link Geo Web.


Paraná possui ferramenta com funções semelhantes
O sistema também possui informações a respeito da população (número de habitantes, faixa etária e social por bairro), obtidas por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A médio e longo prazo, essa plataforma on-line deve facilitar uma série de ações para a melhoria na qualidade de vida dos ponta-grossenses.
Ferramenta similar está sendo alimentada, pelo Iplan, junto ao Governo do Estado. É o Sistema Paranacidade Interativo, uma ferramenta on-line oferecida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU), que deve colaborar, para o desenvolvimento.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right