Moradores de Oficinas reclamam de mau cheiro
Além do cheiro forte, moradores também reclamam da poluição sonora e do grande fluxo de caminhões, provocado por empresa
Publicado: 02/09/2021, 18:13

Além do cheiro forte, moradores também reclamam da poluição sonora e do grande fluxo de caminhões, provocado por empresa
Moradores e comerciantes do bairro de Oficinas, em Ponta Grossa, reclamam do mau cheiro, poluição sonora e poluição ambiental causada pela empresa Stratura Asfalto. Há mais de 10 anos, os vizinhos da empresa pedem por atenção e solução.
Um odor forte, de produto químico, semelhante a enxofre, muitas vezes confundido com cheiro de fossa, é sentido quase que diariamente e entra nas casas e estabelecimentos comerciais. Muitos se queixam de dores de cabeça e irritação nas vias aéreas. O cheiro pode alcançar cerca de 1 km de distância, dependendo do vento.
Foi protocolado um abaixo-assinado, com cerca de 247 assinaturas, no Ministério Público do Paraná, solicitando a remoção da empresa que está localizada em área residencial e comercial para a área industrial, além de solicitar informações a respeito dos danos que podem ocasionar à saúde.
A empresa é fabricante de produtos asfálticos utilizados em pavimentações rodoviárias. Para a fabricação desses itens são necessários muitos produtos químicos, como ácido clorídrico e enxofre, esse cheiro pode provocar dores de cabeça, sonolência e vertigem. Durante esse processo é inevitável o odor forte, além disso, os vapores liberados corroem e comprometem as estruturas metálicas existentes próximas a empresa.
A diretora da escola Jesus Divino Operário, Adriana Burgarte, contou para o Grupo aRede que as crianças reclamam de dores de cabeça causado pelo cheiro. Adriana também mencionou os perigos na hora de saída e entrada das aulas por conta da grande circulação dos caminhões.
Luis Alberto Sheiffer, morador, comerciante da região de Oficinas e representante dos moradores, disse que eles não são contra a empresa. Mas que querem que a mesma seja transferida para outro local, pois ali atrapalham os comércios, principalmente os de alimentação. “Já aconteceu de o cheiro ficar dentro do estabelecimento, da minha casa e até do meu carro. Estamos preocupados com o risco que oferece para a nossa saúde também”.
Prefeitura notifica empresa após reclamações
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa tem conhecimento sobre a situação e já notificou a empresa para apresentar licença ambiental e laudo de emissão atmosférica. Os documentos e processos da empresa estão todos dentro da legislação ambiental, atendendo aos dispostos técnicos do Conama e a Resolução SEMA 16, com licença ambiental vigente emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT - PR). O departamento de Fiscalização e Licenciamento da Prefeitura segue monitorando a atividade da empresa e fará a notificação em caso de qualquer irregularidade.
A empresa
A empresa Stratura Asfaltos foi procurada, mas preferiu não se manifestar. Um funcionário ouvido pela reportagem disse ‘que estão cientes das reclamações e que estão procurando formas de melhorar a questão com os vizinhos’.