Evento comemora os 50 anos de Extensão da UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Evento comemora os 50 anos de Extensão da UEPG

Comemoração será transmitida no canal do YouTube da universidade ponta-grossense; duas propostas de trabalho também serão inauguradas.

Evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UEPG.
Evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UEPG. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Comemoração será transmitida no canal do YouTube da universidade ponta-grossense; duas propostas de trabalho também serão inauguradas

Nesta quinta-feira (2), a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG) realiza um evento comemorativo em alusão aos 50 anos de extensão na UEPG. O evento inicia às 19h e será transmitido ao vivo no canal da UEPG no YouTube.

Na ocasião, acontece o lançamento de duas propostas de trabalho: o Mapa dos Programas e Projetos da Proex e os Vídeos de Práticas Extensionistas. Como explica a professora Sandra Scheffer, diretora de Extensão Universitária, as duas propostas têm o intuito de incentivar, divulgar e promover a troca de experiências das práticas extensionistas existentes na UEPG.

Em 2019, se comemorou o cinquentenário do reconhecimento da UEPG como instituição. O reitor Miguel Sanches Neto destaca que a história da Universidade se confunde com a história da extensão. “A UEPG nasceu como uma universidade extensionista, fazendo um trabalho junto à comunidade e em resposta às demandas da comunidade local. Somos o que somos hoje, uma Universidade bem avaliada, nacional e internacionalmente, porque naquele início da nossa instituição, a extensão foi um diferencial”, enaltece.

A extensão universitária da UEPG teve início com a criação do Centro Rural de Treinamento e Ação Comunitária (Crutac), em Itaiacoca, programa que está em atividade até hoje e promove cuidados com a saúde em áreas rurais. A Proex estima que as atividades de extensão da Universidade já chegaram para mais de 109 mil pessoas, contando com mais de 620 ações de extensão e mais de 20 programas ativos. Cerca de 53,5% dos estudantes estão envolvidos em ações de extensão e 96% dos docentes já participaram de alguma ação extensionista.

“Este é um momento bem importante para a UEPG e para a Proex, visto que estaremos dando abertura às comemorações dos 50 anos da Extensão Universitária de nossa universidade”, enfatiza a professora Edina Schimanski, pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais. Ela explica que as iniciativas que serão lançadas nesse evento ajudam a divulgar as ações de extensão para toda a comunidade e trazem uma perspectiva da espacialidade dos projetos.

O mapa é vinculado à base de dados de projetos de extensão da Proex, de onde foram coletadas as informações que devem deixar visível a amplitude de atuação da Universidade. “A ideia é dar visibilidade para os projetos, estimular outros saberes, fazer mais parcerias e dar mais transparência para as ações e projetos. É um mapa que vai permanecer em constante atualização”, explica a professora Sandra.

Também inicia nesta quinta-feira a divulgação de vídeos elaborados pelos próprios participantes dos projetos de extensão, contando como funcionam as atividades. “São 40 vídeos, que estão sendo postados gradualmente pela Coordenadoria de Comunicação no canal do YouTube da UEPG”, conta a diretora.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE