Frente fria avança e temperatura despenca em PG
Dados da Simepar demonstram queda de temperaturas em todo Estado Dados da Simepar demonstram queda de temperaturas em todo Estado
Publicado: 26/08/2021, 13:55

Dados da Simepar demonstram queda de temperaturas em todo Estado
Uma nova frente fria está evoluindo para o Sul do país, mudando o panorama a partir desta quinta-feira (26). Com o tempo mais instável, a previsão é que as temperaturas diminuam bastante, especialmente a partir da metade Sul do Estado. Em Ponta Grossa, as temperaturas tiveram uma queda nesta quinta com o avanço da frente fria.
Em Ponta Grossa, as temperaturas mínimas estão previstas para 15°C nesta quinta-feira (26). Com umidade relativa do ar entre 90 e 98%, chuvas e temporais também podem acontecer, com probabilidade de ocorrência de 95%. Nesta sexta-feira (27) a temperatura mínima decai ainda mais, com marca prevista para 13°C. A previsão também é de um fim de semana chuvoso e frio, com temperaturas em até 14°C.
Metereologista da Simepar, Paulo Ricardo Barbieri afirma que fortes ventos e queda de temperaturas já foram registradas em todo Estado. “Com um deslocamento lendo pelo estado, a frente fria que atua desde a madrugada vem registrando chuvas fracas e isoladas nas regiões oeste, sudoeste, sul, central e noroeste. No decorrer da manhã, foram registradas rajadas de ventos fortes principalmente entre os setores norte, Campos Gerais e RMC. Acumulados de chuvas foram registrados até às 11h.” aponta Barbieri.
Assim, agosto se encerra com mais cara de inverno em todo o Estado. “O mês vai terminar com temperaturas mais condizentes com a época do ano. O inverno ainda se mostra presente, com declínio das temperaturas até o fim do mês”, explica Lizandro Jacóbsen, também meteorologista do Simepar.
Ele também aponta para um retorno de chuvas em todo o Estado pelos próximos quatro dias, inclusive com previsão de temporais, raios e ventos. “Teremos chuvas até mesmo no setor Norte, que está passando por uma grave estiagem há mais de um mês, com muitos municípios sem chuvas significativas. A tendência é que teremos chuvas nos próximos dias também nessas regiões mais próximas às divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul”, complementa Jacóbsen.