Especialista dá dicas para economizar energia elétrica

Especialista de PG dá 10 dicas para economizar energia e ter mais consciência ambiental

Especialista de PG dá 10 dicas para economizar energia  e ter mais consciência ambiental
Especialista de PG dá 10 dicas para economizar energia e ter mais consciência ambiental -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Especialista dá 10 dicas para economizar energia  e ter mais consciência ambiental

Com a falta de chuva nas principais regiões do país, os reservatórios das hidrelétricas estão baixos, obrigando o sistema de energia nacional a ativar as termelétricas. Os custos extras com esse serviço são transmitidos para os usuários do sistema com as bandeiras tarifárias. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) projetou uma alta de 16,7% nas tarifas de energia em 2022. Um dos fatores que vai impulsionar esse aumento, segundo a Aneel, é o agravamento da crise hídrica no Brasil.

“O custo operacional da ativação das termelétricas é maior do que o da energia hidrelétrica e isso acaba sendo repassado aos consumidores, tanto cidadãos como empresas. Além disso, o impacto ambiental é maior, já que as termoelétricas funcionam da queima de materiais que apresentam um custo mais elevado, como carvão e petróleo, convertendo a energia da queima no final do processo em energia elétrica”, diz o professor do curso de Engenharia Elétrica da Unopar Ponta Grossa, Pedro José F. Gonçalves. “Por isso, é de extrema importância que os consumidores tenham consciência da escassez de chuvas que estamos vivendo e façam uso consciente de energia para não apenas controlar o valor da conta de luz, mas também contribuir com o meio ambiente, evitando o acionamento das usinas termoelétricas”, destaca o professor.  

De acordo com Gonçalves, é possível manter o consumo dentro da normalidade e até reduzir neste período mantendo a correta utilização dos equipamentos, evitando assim um colapso do sistema elétrico, escassez de recursos e até um possível racionamento de energia. Para usar a energia conscientemente, o professor da Unopar elenca 10 dicas: 

1. Entender a potência do aparelho - Algumas pessoas compram aparelhos ou equipamentos por impulso ou por recomendação do vendedor. Elas têm em casa a melhor fritadeira elétrica, a chapinha mais quente, o chuveiro com maior vazão, por exemplo, mas muitas vezes essa potência toda não se justifica. Entenda e dimensione sua potência para o uso adequado, para não “gastar” uma energia que não será devidamente utilizada.

2. Geladeira e fogão próximos não combinam - Esses dois equipamentos próximos podem interferir no consumo de energia um do outro, devido às diferenças de temperatura. Um irá exigir que o outro trabalhe mais, gastando mais energia e o consumo aumentará sem necessidade. Procure posicioná-los em locais distantes para garantir o funcionamento adequado. 

3. Lave roupas quando tiver um bom volume, além de economizar energia acaba economizando água.

4. Mantenha o filtro do ar-condicionado limpo - Durante o dia, procure usar o ar-condicionado em apenas um cômodo da casa. Assim, todos podem estar juntos e se aquecer. Mas tenha sempre o filtro do ar-condicionado limpo, isso evita que o temporizador seja acionado várias vezes para manter a temperatura. 

5. Mantenha a geladeira fechada - Procure ser rápido e preciso na utilização na escolha dos alimentos armazenados na geladeira. Parece básico, mas muita gente ainda abre a porta e ficam observando por minutos, desnecessariamente. Neste período todo em que a geladeira fica aberta, o ar gelado que mantém a temperatura adequada acaba saindo. Então, os sensores indicam que precisa ligar o motor para iniciar o processo de refrigeração de novo. Se não vai pegar nada, mantenha geladeira fechada. 

6. Verifique as borrachas da porta da geladeira - Em algumas residências, a geladeira é o aparelho doméstico que tem o custo mais alto de utilização, por isso mais uma dica: verifique a borracha de vedação da porta da geladeira. Essas borrachas em estado ruim fazem o motor ligar mais vezes para manter a temperatura e o consumo pode representar até 30% da conta de energia. 

7. Dê preferência por aparelhos certificados PROCEL - Até algumas marcas de carros já possuem o selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que possuem a categorização por letras. Os selos com classificação "A" são considerados mais eficientes, ajudam o meio-ambiente e o bolso do consumidor. 

8. Não demore no chuveiro – Evite escovar os dentes e atividades que não precisam ser feitas debaixo do chuveiro. – Ao ensaboar-se faça com o chuveiro desligado, menos tempo ligado, menos gasto de energia e água. – Utilize com sabedoria, posição “verão” utiliza bem menos energia que a posição “inverso”, boa opção para quem gosta de banhos longos.

9. Evite "gambiarras" elétricas - Avalie se as ligações dos eletrodomésticos estão corretas e se o fio não está derretendo. Se um fio está esquentando, ele consome energia. Não ligue 2, 3 ou 4 aparelhos em um T na mesma tomada, isso também produz efeito joule (quando a energia elétrica se transforma em energia térmica, ou seja, calor), consome energia e aumenta a possibilidade de incêndios. 

10. Evite Stand-by - Os aparelhos, quando ficam em stand-by, também consomem energia. Essa ação pode representar até 12% do consumo total do aparelho. Se não usa o aparelho com tanta frequência, tire-o da tomada e o gasto de energia cairá. 

Sobre a Unopar 

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu.Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel, Paranaguá e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www2.unopar.br   

Sobre a Kroton  

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Conteúdo de marca

Quero divulgar right