George quer instalar faixas exclusivas para ciclistas em PG | aRede
PUBLICIDADE

George quer instalar faixas exclusivas para ciclistas em PG

Imagem ilustrativa da imagem George quer instalar faixas exclusivas para ciclistas em PG
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O projeto de lei 034/2016 prevê a implementação de faixas exclusivas para ciclistas nas principais avenidas de Ponta Grossa. A iniciativa é de autoria de George de Oliveira (PMN) e foi protocolada na Câmara Municipal durante a última semana. O projeto irá tramitar pelas comissões fixas do Legislativo e depois deverá ser discutido e votado. O texto prevê que a Prefeitura reserve faixas para ciclistas e também espaços para bicicletários.

A iniciativa de George foi criada ainda no começo desse ano após um acidente fatal envolvendo um ciclista na avenida Manoel dos Santos Ribas. O atleta profissional de ciclismo Otávio Schuebel morreu após se envolver em um acidente no dia 20 de janeiro – o ciclista foi atingido pela porta de um carro. O incidente trágico reaqueceu o debate sobre a necessidade de melhores condições para os ciclistas que trafegam pelas ruas do município.

O projeto de George prevê que, além das faixas reservadas aos domingos, também exista uma articulação do projeto com o sistema de transporte coletivo. A iniciativa de lei prevê que a Prefeitura da cidade construa locais específicos para o estacionamento de bicicletários e paraciclos. “Nós temos que dar alternativas que vão além do transporte convencional que está limitado”, explicou George.

A proposição é de que as faixas exclusivas sejam instaladas nas avenidas Vicente Machado, Silva Jardim, Avenida dos Vereadores, Visconde de Mauá, Visconde de Taunay, Ernesto Vilela, Anita Garibaldi, Monteiro Lobato, Bonifácio Vilela, Carlos Cavancanti Dom Geraldo Pellanda , Ana Rita, João Manoel dos Santos Ribas, Dom Pedro II entre outras. As faixas exclusivas, de acordo com o projeto, terão que ser separadas fisicamente das pistas de rolamento. Para auxiliar quem usa o transporte coletivo, o projeto prevê a instalação de locais reservados para bicicletários em um raio de 100 metros dos terminais de ônibus.

Justificativa

Na justificativa do projeto, o vereador George argumenta que tais medidas “visam desafogar o trânsito da cidade, incentivando os meios alternativos de transporte” como uma opção mais correta de mobilidade urbana.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right