Infraero irá acompanhar obras no aeroporto de PG | aRede
PUBLICIDADE

Infraero irá acompanhar obras no aeroporto de PG

Empresa aeroportuária foi contratada por ter amplo know how nas obras com a metodologia BIM

Aeroporto vai receber a construção de um novo terminal de passageiros
Aeroporto vai receber a construção de um novo terminal de passageiros -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Empresa aeroportuária foi contratada por ter amplo know how nas obras com a metodologia BIM

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero, empresa pública federal ligada ao Ministério da Infraestrutura, foi contratada pela Prefeitura de Ponta Grossa para contribuir para o desenvolvimento do Aeroporto Comandante Antonio Amilton Beraldo, o Sant’Ana, como é mais conhecido. No último mês de julho, o Executivo assinou um contrato, no valor de R$ 2,98 milhões, para que a empresa possa fazer o serviço de apoio à fiscalização de projetos básicos, projetos executivos e obras de engenharia para o aeroporto municipal, referentes ao investimento de R$ 32,1 milhões no local. O prazo de contrato é 24 meses, ou seja, o período de execução das obras.

De acordo com o superintendente aeroportuário, Victor Hugo de Oliveira, esse contrato com a Infraero é de extrema importância tendo em vista que o aeroporto será a primeira obra pública municipal construído com a metodologia BIM (Building Information Modeling). Como é algo ainda novo, há a demanda de um acompanhamento por parte de quem tem mais propriedade no assunto, para que nada saia dos conformes. “Como é nossa primeira obra com o BIM, vamos dizer que não temos know how e nem suporte para isso. Então esse contrato contempla essa estrutura de fiscalização da obra com a metodologia BIM, que a Infraero tem expertise nisso. Então, por toda a experiência com outras obras já feitas nesta metodologia, a Infraero era a melhor escolha”, explica Oliveira.

Conforme o superintendente detalha, a Infraero entra para dar suporte na fiscalização, para que tudo seja executado dentro das normas da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), e evitar futuros gastos com alterações de projeto. “A Infraero vai nos auxiliar a dar suporte na fiscalização, nas medições, com inclusão de equipamentos para que possa ter 100% a fiscalização de acordo com que a SAC está cobrando, nem ter uma camada de asfalto maior ou menor do que seja necessário. Isso dá transparência total à obra, mostrando a forma correta de aplicar o dinheiro”, completa. 

A assinatura de contrato com a Infraero ocorrerá na mesma data que ocorrer a assinatura de contrato com a empresa vencedora da licitação para a reforma e ampliação do aeroporto Sant’Ana, a Porto Beton, conforme o termo de homologação publicado em Diário Oficial do Município. De acordo com Victor Hugo de Oliveira, a perspectiva é de que a assinatura ocorra até o fim deste mês, e não ocorreu ainda devido a um trabalho de coleta e envio de documentos necessários para a SAC. As obras, que incluem a construção de um novo terminal de passageiros, estacionamento para veículos, construção de uma nova taxiway, reforma e ampliação do pátio de aeronaves, entre outras, deverão ser executadas em até 24 meses, a partir da assinatura. 

Aeroporto se adéqua para receber voos

A Reportagem do Jornal da Manhã e Portal aRede entrou em contato com a empresa Azul questionando sobre o retorno dos voos comerciais na cidade, para rota entre Ponta Grossa e Campinas, como foi operada por mais de três anos com os aviões ATR-72. Contudo, a empresa respondeu que ainda “não tem previsão de retorno de suas operações na cidade”, e que, para isso, aguarda algumas adequações no aeroporto para receber os voos em condições de IFR/IMC. Contudo, Victor Hugo explica que essas adequações, de distanciamento lateral, de 140 metros do eixo da pista (para se tornar 3-charlie), para ter margem de segurança, deverão ser concluídas neste mês. E acredita que, em breve, haverá o retorno das operações na cidade, pelo fato de que a Azul está com vagas abertas, contratando profissionais para trabalhar em Ponta Grossa – com cargos como o de mecânico de aeronaves, por exemplo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE