Reestruturação da Afepon deve ser concluída neste ano
Mudança na Afepon deve ser concluída ainda neste ano; os serviços de iluminação pública ficarão com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Publicado: 05/08/2021, 21:59

Mudança na Afepon deve ser concluída ainda neste ano; os serviços de iluminação pública ficarão com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos
A coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, e presidenta da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon), Tônia Mansani de Mira, conversou na tarde desta quinta-feira (5) com o Portal aRede para explicar as atividades desenvolvidas pela autarquia, bem como projetos e a reestruturação que a Afepon tem realizado, visando a sua transformação, em 2022, para Agência de Inovação e Desenvolvimento. Além disso, questões sobre a iluminação pública da cidade, que é um dos serviços da Afepon, também foram discutidos.
Segundo Tônia, faz parte do plano de governo da prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (PSD) tornar a cidade ponta-grossense em uma referência em inovação. Dessa forma, o serviço de iluminação pública passará para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, e a Afepon, que mudará para Agência de Inovação e Desenvolvimento, cuidará de toda a inovação do Município.
“A micro e pequena empresa, ela é de responsabilidade da Agência de Desenvolvimento. Toda (essa) política fica com a gente, e nós trabalharemos a governança do Vale dos Trilhos, que é uma identidade muito forte e bem posicionada dentro do Município”, explicou Tônia ao Portal aRede, ao ressaltar a parceria que existe dentro das secretarias municipais, fazendo com que os serviços da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) funcionem, teoricamente, em conjunto.
Durante a conversa, a presidenta da Afepon também comentou sobre novos projetos que a autarquia busca desenvolver. “Estamos lançando, nesta semana, o programa ‘Dona de Mim’. Estamos no mês de combate à violência contra a mulher e serão muitos parceiros”, ao finalizar explicando sobre a “Regulamentação de Sandbox”, a qual seria uma discussão para tornar a cidade uma vitrine para novas tecnologias.
Lâmpadas LED em Ponta Grossa
Ainda durante o bate-papo, Tônia destacou que a Rua Constantino Degraf e a Visconde de Mauá, serão os próximos locais a receberem a iluminação LED. “Estamos iniciando um estudo de modernização de todo o pátio de iluminação pública de Ponta Grossa”. Ou seja, de toda a cidade ponta-grossense. “Esse estudo que nos mostrará de que forma faremos. Temos 46 mil pontos que precisam virar LED. Pensar a capacidade econômica do Município e de que forma fazer”, conclui a presidenta da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa, Tônia Mansani.
A conversa na íntegra, que também traz informações sobre roubos de cabos na iluminação pública da cidade, pode ser assistida clicando aqui.