Segurança recebe projeto para novo IML na UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Segurança recebe projeto para novo IML na UEPG

O projeto entregue na reunião com o secretário da Segurança prevê cerca de 300 arquivos, com todas as liberações para a licitação

Reunião teve a presença de autoridades de segurança, políticas e universitárias.
Reunião teve a presença de autoridades de segurança, políticas e universitárias. -

Agência Estadual de Notícias

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O projeto entregue na reunião com o secretário da Segurança prevê cerca de 300 arquivos, com todas as liberações para a licitação


A implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi o assunto da reunião, nesta semana, do Secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, e o reitor da instituição, Miguel Sanches Neto. Os deputados Rodrigo Stacho (PV) e Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), também participaram do encontro, na sede da Secretaria.

O reitor e a pró-reitora de planejamento, Andrea Tedesco, fizeram a entrega do projeto às equipes técnicas da Secretaria e da Polícia Científica do Paraná. A implantação do projeto trará benefícios tanto para a população, com os serviços de medicina legal, quanto para a formação dos estudantes da UEPG.

A partir de agora, a Secretaria da Segurança Pública vai trabalhar na busca para captação do recurso para a construção da estrutura. De acordo com o secretário Marinho Soares, o projeto de instalar o IML dentro da universidade está em tratativas desde o ano passado. Ele lembra que se trata de reivindicação antiga de Ponta Grossa. “Vemos a implantação deste projeto dentro da universidade como uma pauta muito positiva, pois é um ganho tanto para a sociedade quanto para a instituição e seus acadêmicos, que vão poder usufruir desse benefício”, disse ele. “A unidade deverá ser uma das mais modernas do Brasil, com estrutura adequada e tecnologia, que servirá de modelo para projetos em outras cidades”, ressaltou o secretário.

Projeto

Para a construção do IML, a UEPG cedeu um terreno no campus. O projeto entregue na reunião com o secretário da Segurança prevê cerca de 300 arquivos, com todas as liberações para a licitação.

Os próximos passos devem ser a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Secretaria da Segurança Pública e a UEPG e as tratativas para a licitação da obra. “Unimos esforços, juntamente com a equipe técnica da UEPG, cedemos o terreno e fizemos o projeto do novo IML em Ponta Grossa, em parceria com os cursos da área da saúde, que terão na estrutura um centro de anatomia”, afirmou o reitor Miguel Sanches. “É um projeto inovador, que vai trazer mais segurança, mais conforto para as pessoas que precisam do IML e para os alunos da área da saúde da UEPG, que terão uma experiência de formação melhor”, completou.

A ideia é que, uma vez instalada a estrutura, os serviços de medicina legal e de criminalística que Ponta Grossa já possui serão migrados para a nova unidade. O prédio usado atualmente para estes serviços será utilizado para custódia de vestígios, o que será um grande benefício, conforme destacou o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochock. “Na universidade teremos laboratórios de uso compartilhado, com espaço para ensino e pesquisa e para a atividade de perícia criminal. A proposta é de uma estrutura moderna, inovadora, que gerará um atendimento melhor para a população e uma economia para o serviço público como um todo”, afirmou Grochock.

Para o deputado Rodrigo Stacho, a unidade será uma das mais modernas do Brasil. “Futuramente poderá se estender para cursos de formação de médicos legistas e também ser disponibilizada para uso a outras universidades”, disse ele.

Presenças

Participaram da reunião o deputado o chefe de engenharia da Secretaria da Segurança Pública, tenente-coronel Ivan Fernandes, e o assessor da Polícia Científica na Secretaria, Ciro Pimenta.

Com informações: Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Assuntos semelhantes:

Hospital Universitário humaniza atendimento na pandemia.

Irmãos de PG passam em vestibular de Medicina na UEPG.

HU-UEPG anuncia a retomada das cirurgias eletivas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE