Wosgrau morre aos 73 em decorrência do coronavírus | aRede
PUBLICIDADE

Wosgrau morre aos 73 em decorrência do coronavírus

Pedro Wosgrau Filho estava internado no Hospital Geral da Unimed (HGU) e veio a óbito em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus

Pedro Wosgrau morreu na tarde desta terça-feira (13)
Pedro Wosgrau morreu na tarde desta terça-feira (13) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pedro Wosgrau Filho estava internado no Hospital Geral da Unimed (HGU) e veio a óbito em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus

Morreu no início da noite desta terça-feira (13) o ex-prefeito da cidade de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho. Após mais de um mês internado em decorrência do coronavírus, ele deixa um legado a todos os ponta-grossenses, sendo o prefeito que mais tempo ficou à frente do Município – 12 anos. Ele estava no Hospital Geral da Unimed (HGU) desde 6 de junho, quando precisou ser internado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da covid-19, e deixa sua esposa Maria Isabel Ramos Wosgrau, e os três filhos, Alexandre Ramos Wosgrau, Rafael Ramos Wosgrau e Pedro Wosgrau Neto.

Ele nasceu em 19 de setembro de 1947 e era filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foi eleito prefeito da cidade de Ponta Grossa em 1988, 2004 e 2008. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), seu primeiro mandato foi marcado pela transformação urbana e demolição de referenciais históricos, a partir da aquisição pela Prefeitura do pátio da Rede Ferroviária Federal.

No local, em 1990, logo após o início da retirada dos trilhos, demolição de casas, rotundas e galpões, foi realizada a primeira Festa Nacional do Chope Escuro. Nessa edição, o chope foi fornecido pela Companhia Antártica, que poucos anos depois fecharia suas portas e levaria consigo a tradicional marca Original, produzida na cidade de 1908. Antes, em 1989, Wosgrau e seu vice-prefeito, Paulo Cunha do Nascimento, apoiaram a eleição de Fernando Collor de Mello, no segundo turno do pleito para a presidência. Já em 1990, ambos fizeram parte da campanha de José Carlos Martinez Correia ao governo do estado do Paraná.

Após a primeira passagem pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), Wosgrau retornou em 2004, quando foi eleito pela segunda vez, ao derrotar o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Péricles de Holleben Mello. Com elevada aprovação dos ponta-grossenses, e com o apoio de lideranças importantes do Paraná, Wosgrau foi reeleito prefeito, novamente, da cidade de Ponta Grossa, com mandato até 2013. Na ocasião, ele derrotou o candidato do Partido Popular Socialista (PPS), Sandro Alex.

Aos 73 anos, Wosgrau será sepultado nesta quarta-feira (14), sendo o seu velório na Capela São Francisco. Diversas lideranças políticas se manifestaram pelo falecimento do ex-prefeito, dentre elas a atual líder do Poder Executivo, Elizabeth Schmidt (PSD). De acordo com ele, Wosgrau foi um “grande homem, professor e conselheiro”. Além disso, a prefeita reforça que “Ponta Grossa perde hoje um dos grandes nomes de seu desenvolvimento. Pedro Wosgrau Filho deixa um legado de muito trabalho e luta. Como prefeito, foi um grande administrador e tive a honra de ser uma das pessoas de sua confiança por oito anos. Todos nós lamentamos muito sua partida. Vá em paz, Wosgrau. Ponta Grossa agradeceu por seus feitos”.

Lideranças emitem pesar

Com o falecimento de Wosgrau, várias lideranças políticas, entidades e instituições prestaram homenagens ao ex-prefeito ponta-grossense. Dentre elas, Marcelo Rangel citou o legado deixado por ele; Daniel Milla (PSD), presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), reforçou que será “difícil que alguém ocupe o espaço dele”; Aliel Machado (PSB) ressaltou que o nome de Wosgrau ficará para a história, assim como Márcio Pauliki; e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial (Acipg) lembrou da importância de Wosgrau para a cidade.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE