Professora de PG é selecionada em programa da Nasa | aRede
PUBLICIDADE

Professora de PG é selecionada em programa da Nasa

Docente do campus PG atuará em projeto que estuda a origem dos ventos solares e seu impacto na Terra

Marcella Scoczynski, do Campus Ponta Grossa da UTFPR, foi selecionada em programa da NASA
Marcella Scoczynski, do Campus Ponta Grossa da UTFPR, foi selecionada em programa da NASA -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Docente do campus PG atuará em projeto que estuda a origem dos ventos solares e seu impacto na Terra

A Professora Marcella Scoczynski, do Campus Ponta Grossa da UTFPR, foi selecionada em programa da NASA - National Aeronautics and Space Administration.  A agência estadunidense, responsável pela área de exploração espacial dos EUA, junto às suas parceiras selecionou pesquisadores ao redor do mundo para trabalharem em soluções para problemas e desafios específicos. Em 2021, a professora Marcella Scoczynski foi selecionada para atuar no projeto de pesquisa que estuda a origem dos ventos solares e seu impacto na Terra.

Este projeto engloba cientistas da NASA, astrofísicos, parceiros comerciais (como Google Cloud, IBM, Intel e NVIDIA) e pesquisadores de várias instituições, como a professora Marcella, que atua na área de Inteligência Artificial, e seu time multidisciplinar, das universidades Southwest Research Institute (EUA), Universidade da Califórnia (EUA), Universidade de Vienna (Áustria) e  Universidade de Oxford (Reino Unido).

O objetivo do projeto é analisar as estruturas dos ventos solares pois, apesar de constituírem a beleza da aurora boreal, sua estrutura eletromagnética pode causar grande impacto, como danos nos satélites e nas espaçonaves em órbita, na vida dos astronautas que sofrem intensa radiação, além de impactos relacionadas com o nosso cotidiano, como interferência nos sinais de rádio e de navegação (GPS),  até danos causados no sistema de transmissão de energia elétrica.  

O projeto teve início em junho de 2021 e, ao final, os pesquisadores poderão avaliar o impacto das suas soluções e contribuir para o desenvolvimento da ciência. A professora conta que, um dos maiores incentivos que a levou a aceitar fazer parte do projeto é o grande impacto científico para a sociedade, principalmente para o desenvolvimento da pesquisa na área da Inteligência Artificial no país, e também por poder elevar a ciência brasileira aos mesmos patamares de instituições internacionais: “É um orgulho muito grande poder representar o meu país em um projeto tão desafiador e compartilhar o meu conhecimento com pessoas incríveis”, encerra Marcella.

Laboratório de Desenvolvimento da NASA

A Nasa é uma instituição internacional, uma das mais conhecidas no mundo, e possui em seu Centro de Pesquisas (NASA Ames Research Center), em Mountain View, Califórnia, o laboratório de desenvolvimento FDL (Frontier Development Lab). 

No FDL reúnem-se as mentes mais brilhantes da ciência espacial, inteligência artificial e do setor comercial, apoiados continuamente por empresas como: Google Cloud, IBM, Intel, Microsoft e NVIDIA, entre outros. O objetivo é aplicar tecnologias de Inteligência Artificial à ciência para expandir as fronteiras da pesquisa e desenvolver novas ferramentas para ajudar a resolver alguns dos maiores desafios que a humanidade enfrenta. Isso vai desde os efeitos da mudança climática até a previsão do tempo espacial; desde a melhoria da resposta a desastres até a identificação de meteoritos que podem conter a chave para a história do nosso universo. 

Assim sendo, diversos problemas e desafios são lançados pela NASA a fim de serem resolvidos por cientistas e pesquisadores que são selecionados de diversas universidades e instituições do mundo, entre elas University of Oxford, Southwest Research Institute, Goddard Space Flight Center, Intel Labs, Illinois Institute of Technology, Massachusetts Institute of Technology (MIT).  

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE